terça-feira, 23 de junho de 2009

Mel das Arábias



No domingo passado descobri, como um pequeno oasis no deserto, esta doçaria árabe na Calçada da Estrela, excelente lugar para um curto repouso num ambiente exótico.
O hospitaleiro gerente egípcio Said convida: um bom chá, acompanhado dum pratinho de lokum ("Turkish delight"), baklawa (massa folhada recheada com frutos secos e envolvida num xarope de mel) ou um dos outros doces tradicionais do mundo árabe e do antigo Império Otomano.
Uma boa sugestão para todos e especialmente para o nosso caro Dervich.
Aposto que até será possível desencantar lá um narguilé (post 28 de Maio), num canto do balcão vi um lojista marroquino, sempre à espera dum negócio inesperado...

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela dica, a calçada da Estrela não é um local muito acessível para um suburbano exilado (expatriado?) de Lisboa e dependente de automóvel, mas vou tentar lá passar (ainda bem que os meus contactos me vão dando estas novidades...)

O Lokum conheço há muitos anos, embora não seja muito apreciador (os doces não são a minha especialidade).
Já encontrei uns narguilés por 50 € pensando na renovação do meu, mas talvez compense ver esses do egípcio...caso consiga preparar as baterias para regatear!..Também procuro um candeeiro de tecto em ferro e vidro, pode ser que tire de lá ideias...

O chá tem óptima apresentação nas imagens, só faltará mesmo uma dança do ventre à boa maneira da bacante de Alpiarça ;-)

Dervich

Rini Luyks disse...

Olha, Dervich, o egípcio não vende narguilés, mas deve ter o contacto do maroquino que tem uma loja em Lisboa.
Pois, o lokum é o doce mais conhecido, mas há lá dezenas de variedades com outros recheios. Para o ocidental, habituado a bolos de dimensões descomunais, é uma lição que uma iguaria de um ou dois centímetros cúbicos possa satisfazer plenamente o paladar!

M.Júlia disse...

Rini, óptima descoberta a sua!.
Já fui ao Mel das Arábias, gostei
do espaço e ainda mais dos deliciosos bolinhos vindos das arábias, acompanhados com chá de menta. Descubra mais coisas boas, e partilhe.

Unknown disse...

olá,
obrigada pelos comentários simpaticos sobre o Mel.
Eu (susana) e o meu marido Said agradecemos. Gostava de apenas dizer que vendemos narguilés bem como o tabaco e o carvão para fumar.
Não sei há quanto tempo não nos visitam mas temos entretanto uma secção de mercearias árabes para aqueles que gostam de explorar outros sabores.
obrigada e até uma próxima visita,
MASALAMA