domingo, 28 de junho de 2009

A Honra dos Mestres

Ainda estão-se a jogar alguns jogos, nestas duas provas que a gente acompanhou através das úteis transmissões em directo, fornecidas pela FPX. Tanto no torneio de Honra, como no dos Mestres, pode-se vislumbrar durante as 9 maratónicas rondas a supremacia do jovem valor Pedro Neves (no torneio de Honra), e consagrada força do tremendamente lúcido Mestre Paulo Dias. O resto, incluindo ao talentoso Rúben Pereira, mostraram alguma inconstância nos seus jogos.
Quanto ao nosso colega, Rui Marques, que fez uma performance maior à do seu Elo actual, os 4 pontos obtidos por ele, não reflectem de maneira nenhuma o grande nível que tem vindo a demonstrar.
Tenho a certeza que este torneio foi para o Rui um importantíssimo treino face às vindouras provas, sendo um grande degrau que ele conseguiu escalar.
O Rui é um MF em potência, é só questão de tempo, e, claro, da sua vontade.
Parabéns, Rui e não afrouxes, amigo!
RESULTADOS

6 comentários:

disse...

Desculpem o "king size" das imagens, mas sem elas não seria igual..:)

Rini Luyks disse...

Foi um torneio interessante, parabéns ao Rui, também pela combatividade (nenhum empate, tal como Carlos Oliveira!).
A luta pela vitória entre Dias e R. Pereira era esperada, mas o resto do grupo foi bastante homogéneo: cada um podia ganhar a cada um.
Curioso o desempate entre os três 4º classificados, Rui saiu vencedor, pois ganhou aos dois "co-empatados" Padeiro e Oliveira. No entanto, um pouco triste para Carlos Oliveira que ganhou aos 2º e 3º classificados e até teve melhor SB do que o 3ª. A razão desta curiosidade deve ser que só três dos dez jogadores fizeram 50% ou mais dos pontos.

Rini Luyks disse...

O resultado dos dois Alekhinistas no grupo de Honra ficou aquém das expectativas. Manuel Curado ainda podia ter acabado num bom quarto lugar, hoje tinha uma peça inteira a mais após 20 jogadas, mas depois...
Mesmo assim fez uma performance conforme o seu Elo, mas acho que ele vale muito mais do que aquele elo!
Carlos Aguiar foi demasiado pacífico para o meu gosto e se o adversário não colaborar...
Hoje contra Mestre Júlio Santos ele tinha o jogo na mão: 29.Db8! ganhava e um pouco mais tarde 32. Txf6! também: 32...Dxf6; 33. Db8+ - Df8; 34. Bh7+ ou 33...Rf7; 34. Dxb7+ e 35. Dxc6....
Mais tarde um momento instrutivo na final de torre: 76. b5 - a2; 77. Ta4 - g5? (...Tb2!=); 78. Txa2 - g4; 79. Tg2? - g3 =. Ganhava 79. Ta7! - g3; 80. Tg7, exemplo ilustrativo da importância da actividade da torre!

Rini Luyks disse...

..nO final de torre...

Renatus disse...

Parabéns Rui pelo teu excelente resultado.

Anónimo disse...

4º lugar no Torneio de Mestres, parabéns Rui.
Pelas partidas vê-se que te divertiste.

Rato do Alekhine