Blogue não-oficial do Grupo de Xadrez Alekhine. Os assuntos serão vários, o xadrez necessariamente estará presente, sendo que a demais cultura e o humor não poderão também faltar.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Já agora: uma relíquia...
O regresso de Timman
O torneio já existe desde 1873 e "viajou" até 1969 por todo o país. Há 40 anos o evento encontrou o seu lugar fixo em Dieren (centro-leste do país) .
Entre 1975 e 1979 participei cinco vezes neste torneio, em 1975 conheci lá o MI Herman van Riemsdijk que visitou há pouco a sede do GX Alekhine.
A edição deste ano foi especial pela participação de Jan Timman (na imagem durante a sua simultânea em Lisboa no Dia Mundial do Xadrez 2001; tive a honra de jogar contra ele, os dois outros adversários na foto - éramos oito no total - são o advogado Rodolfo Lavrador e o compositor e músico Pedro Osório, clicar para ampliar).
Em 1970 (!) Timman ganhou a edição deste torneio aos 18 anos, em 2009 participou pela segunda vez! E portou-se muito bem: na classificação final encontra-se rodeado por um punhado de jovens (grandes) mestres, todos entre 35 e 40 anos mais novos do que ele!
Vencedor foi GMI Erwin l'Ami (7,5 em 9), Timman fez 7 em 9 na companhia de Anish Giri (15, actualmente o mais jovem GMI no mundo) e o desconhecido MF holandês Roi Miedema que jogou o torneio da sua vida.
Timman jogou umas partidas exemplares, nomeadamente na 6ª ronda contra o GMI russo Vyacheslav Ikonnikov (agora residente na Holanda, ainda passou algum tempo em Portugal) e também contra o prodígio Anish Giri (que começou o torneio com 5 vitórias consecutivas).
Classificação e partidas em http://onk.schaakbond.nl/ (em holandês, viva o desenrascanço!).
No diagrama em baixo o fim da partida Timman - Ikonnikov. Trocar peças em d6 deve ganhar, mas Timman encontrou uma maneira mais elegante: 43. Dc6! - Txb7; 44. Txb7 - Cxb7 e agora?; 45. Bc7! 1-0
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Tal pai, tal filha...
Então aqui está ele: Pavel Stratan, o pai de Cleopatra Stratan (post anterior), a menina que aos 5 anitos já gravou dois álbuns de canções. Ficamos a saber que em Dezembro 2006 ele decidiu interromper as actuações em público da filha, pois aos 3 anos e 2 meses de idade ela já tinha trabalhado bastante (e merecia umas férias, conclusão minha): http://wikipedia.org/wiki/Cleopatra_Stratan.
Mas no ano passado a família voltou à carga com "o disco aos 5 anos", acabaram-se as férias, é a vida....
Para a pequena Cleopatra o mundo agora e aqui deve ser maravilhoso com toda a atenção que ela recebe, mas questiono muito a qualidade desta atenção. E daqui a dez anos?
O pai considero um "very very dirty young man".
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Peter Sellers: "Mein Führer...! I can walk!!"
Um dos pontos altos na carreira cinematográfica de Peter Sellers: os seus dois papéis no filme: "Dr. Strangelove or: how I learned to stop worrying and love the bomb" (realizador Stanley Kubrick, 1964).
Aqui o fragmento com a famosa improvisação de Peter Sellers na cadeira de rodas. O actor Peter Bull, no papel de embaixador russo (com chapéu), tem grande dificuldade de conter o riso, mas Kubrick não cortou a cena... e fez muito bem!
O Moral das Tropas
O filme tem várias cenas completamente inesquecíveis - a que eu gostei mais foi a do discurso do ditador Hinkel, a incutir no povo da Tomania as ambições de grandeza do seu leader.
Os grandes chefes do Alekhine é que deviam fazer discursos destes... podia ser que conquistássemos mais títulos para o clube...
"Californication"
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Daniel Alsina Leal bate Sergei Tiviakov!
O torneio foi ganho pelo jovem indiano Parmerian Negi e o israelita Boris Avrukh com 8,5 pontos em 10.
Torneio do Vinho
O resultado podia ter sido melhor, mas sempre vieram umas garrafas para animar o pessoal. No entanto, como o vinho não foi assim tanto, parece que os Xadrezistas do GXA vão preferir consumi-lo em familia em vez de o trazerem para a sede para partilhar com os colegas...
Aquecimento - Marco - Renato
Ângelo, na mesa 1
a oferecer o torneio ao MF José Pinheiro
Vadim tem um duro trabalho para vencer o jovem,
e ganhar mais uma garrafa...
Aquecimento depois do almoço - Gamboa - Ângelo
Marco - o melhor Sub20
Vadim, o melhor Alekhinista
Link para o album de fotos do torneio:
Bombarral 2009 |
ANA BAPTISTA - CAMPEÃ POR 2ª VEZ CONSECUTIVA
Campeonato Nacional Feminino 2009: Ana Baptista é bi-campeã!
— classificado em: destaque
cita_ http://xadrezfeminino.com
O 32º Campeonato Nacional Feminino decorre no GaiaHotel, em Vila Nova de Gaia, de 20 a 26 de Julho, numa organização da Academia de Xadrez de Gaia, de parceria com a AXP e a FPX e apoios da Gaianima, AnimarGaia, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, do IDP e do GaiaHotel. Na 7ª e última jornada, ANA BAPTISTA (WFM) não deixa escapar a oportunidade e vence novamente, garantido a revalidação do título. MARGARIDA COIMBRA (WFM) e BIANCA JEREMIAS empatam entretanto, dando-lhes respectivamente o 2º e o 4º lugares. A 3ª posição fica para CATARINA LEITE (WIM)
- PELA NOSSA PARTE SÓ NOS RESTA AGREGAR QUE OS JOGOS QUE VIMOS FORAM SEM COMPROMISSO, COM A VONTADE DE VENCER NA MAIORIA DOS JOGOS QUE CONSEGUIMOS VER.
PARABÉNAS ÀS MENINAS, E VOTOS DO MAIOR PROGRESSO...
EQUIPA DO GATO DO ALEKHINE
RESULTADOS NO CHESS-RESULTS
domingo, 26 de julho de 2009
Karpov - Miles (Skara 1980) 1.e4 - a6!?
O saudoso GMI inglês Anthony Miles foi um jogador muito original.
Um ano antes do seu desaparecimento muito prematuro em 2001, ele visitou Lisboa para jogar o torneio internacional no Hotel Metropolitan, perto da actual sede do GX Alekhine.
Depois da última ronda consegui a fotografia autografada aqui acima, uma imagem do torneio Interpolis 1985 na Holanda. Miles jogou grande parte desse torneio deitado numa maca, de barriga para baixo (obviamente), por causa de problemas físicos. Houve protestos de jogadores como Korchnoi e Ljubojevic, mas afinal Miles até ganhou o torneio apesar do "handicap"! Ele escreveu um relato extenso ("De onmogelijke uitdaging" - "O desafio impossível") sobre esta experiência na revista "New in Chess", na altura no seu primeiro ano de existência e ainda em holandês!
Assisti a várias rondas do torneio em 1985 e achei piada mostrar a fotografia ao Miles 15 anos depois! Ele autografou com um sorriso.
Uma das partidas mais famosas na carreira de Miles foi sem dúvida a sua vitória de pretas contra o campeão mundial Anatoly Karpov no campeonato europeu em Skara 1980.... com a abertura 1. e4 - a6!? , um escândalo! Karpov não jogou a abertura da maneira mais convincente e considerando o empate uma humilhação afinal ainda perdeu o jogo!
Hoje as 4 primeiras jogadas desta partida foram repetidas em dois(!) jogos da 6ª ronda do Campeonato Nacional Feminino de Portugal:
Margarida Coimbra - Ana Baptista e Ana Meireles - Bianca Jeremias.
As pretas ganharam em ambas as partidas!
Por isso: aqui acima um vídeo Youtube da partida Karpov-Miles de 1980 com comentário em inglês. Uma versão em espanhol em http://www.youtube.com/watch?v=SB0cBiWQs3Q
sábado, 25 de julho de 2009
Campeonato Nacional Feminino 2009
Sem animo de analisar dito fenómeno, passo só a registar no nosso blogue que está quase a acabar o Campeonato Nacional Feminino, com varios jogos bonitos e um "déjà vu" entre a
5ª e 6ª rondas - ataques fulminantes, obviamente à Dama, curiosamente, protagonizados pelas jogadoras que nesta penúltima ronda se defrontaram entre si! Falo da WFM Margarida Coimbra e a sua imediata perseguidora, a Campeã em título, WFM Ana Baptista.
O engraçado é que a manobra típica de ataque duplo (Salto de Cavalo!) voltou a ser utilizada por uma das Mestres, mas... como a outra está totalmente familiarizada com dito procedimento, desta vez a Dama em perigo conseguiu-se desenrascar. No entanto, trás uma luta tenaz e criativa, Ana Baptista conseguiu vencer à que vinha a liderar o Campeonato, ficando à falta de uma ronda, no topo da tabela classificatória...
Eis, esses curiosos exemplos:
Exemplo 1 (6ª ronda)...
Exemplo 2 (5ªa ronda) -+
Exemplo 3 (5ª ronda)
A tensão, pois, está "al rojo vivo"!
Aprendamos, rapazes!
mais info: http://www.xadrezfeminino.com/news/campeonato-nacional-feminino/2009/campeonato-nacional-feminino-2009
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Donner - Velimirovic, Havana 1971
Na segunda feira passada mencionei no post "O Canadá existe?" o livro "The King" do saudoso GMI holandês Jan Hein Donner (aliás, este post valeu a menção do nosso blogue no site "Chessvibes": http://www.chessvibes.com/reports/13797/#more-13797 ).
Um dos "highlights" absolutos deste livro é o capítulo sobre o jogo Donner-Velimirovic, Havana 1971, na versão holandesa a peça chamava-se "Ode aan de randpion" - "Ode ao peão marginal".
Versão inglesa em http://www.chessville.com/reviews/TheKing2.htm .
Donner no seu melhor!
Mes emmerdes - Charles Aznavour (1976)
Charles Aznavour, brilhante artista, em plena actividade aos 85 anos!
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Desenrascanço
O Amadeu, Campeão!
Caros amigos, o que vinha-se a esperar há já algum tempo, se tem comprovado (eu, pessoalmente, sempre tive a certeza de que aquilo ia acontecer).
Não há muitos dias, terminou o torneio de Veteranos do GXAlekhine, tendo saido vencedor da prova o próprio Amadeu Solha Santos, nosso caro Amigo e eventualmente Presidente do GXAlekhine. O score por ele alcançado impressiona (8 em 9!), demonstrando uma performance de 1945 pontos Elo. Os seus quatro perseguidores mais próximos todos terminarom com "só" 6 pontos, destacando-se por sistema de desempate em 2º lugar o incansável João Gamboa Cardina.
Já agora, também é preciso salientar a indiscutível vitória no paralelo torneio dos Jovens, do rapaz Alexandre Miguel Correia - 9 em 9 (performance 2169 Elo!), sem esquecer do André Casimiro Fernandes, quem só perdeu com o vencedor, ficando em 2º lugar.
Desde este espaço, muitos parabéns a todos os que jogaram, lutaram e se divertiram.
É assim como deve ser!
resultados Veteranos
resultados Jovens
terça-feira, 21 de julho de 2009
Nova morada AX Lisboa
segunda-feira, 20 de julho de 2009
O Canadá existe? (Jan Hein Donner - 1971)
domingo, 19 de julho de 2009
MUJER
Una desconocida decisión,
Jolgorio nectáreo divino,
Eterno error, eterna solución:
Rindámosle honores clandestinos!
Walter o Guru, Jerónimo o Coelho e a Francesinha de Ílhavo
Os meus episódios de convívio mais intensos com Walter Tarira aconteceram sem dúvida no Verão do ano já bastante distante de 1992. Tão distante que ainda não tinha entrado em vigor a Lei dos Estrangeiros ou seja: como holandês, ainda em fase de "legalização extraordinária", eu podia participar em todas as competições individuais.
Joguei o campeonato interno do SL Benfica, o distrital de Lisboa no velho Estádio da Alvalade, onde obtive um lugar entre os seis primeiros, resultado que deu acesso à Finalíssima de Lisboa e ao Torneio Preliminar do Campeonato Nacional Individual Absoluto (com direito a participação na Final em caso de qualificação!).
Aquele Torneio Preliminar, disputado nas instalações da Juventude da Galiza em Lisboa, correu-me bem. Após um "slow start" (2 em 4, derrota contra mestre Fernando Silva, em mais de 20 anos só consegui um empate acidental contra ele) fiz uma sequência de 3 vítorias contra campeã nacional Alda Carvalho, ex-finalista Alberto Ferreira e mestre António Pereira dos Santos. Nas últimas rondas joguei contra dois jovens, as revelações do torneio: António Vítor (empate) e Luís Sousa Reis (que já tinha vencido os mestres João Cordovil e Sérgio Rocha).
Num jogo de muitos nervos ele deu-me a oportunidade de executar um sacrifício clássico numa Defesa Catalã: (diagrama)
sábado, 18 de julho de 2009
Como distinguir os tipos de gripe
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Estudo H. Mattison (1929)
Problemita
quarta-feira, 15 de julho de 2009
"Fait divers"II
Vamos continuando a disperção xadrezística, caros amigos...
terça-feira, 14 de julho de 2009
Outras culturas?
espero me desculpem por não falar muito sobre o xadrez, mas isto que acontece com os animais, acontece também com as pessoas. Mais uma óbvia obviedade.
Perdão mais uma vez por si toco algumas sensibilidades.
Pledge to go fur-free at PETA.org.
domingo, 12 de julho de 2009
Frois - Movsziszian, Benasque - em directo!
O MI António Fróis está a jogar muito bem no torneio de Benasque, tem 7,5 em 10 e vai ultrapassar a barreira Elo-FIDE 2400!
Domingo 12 de Julho, quase 11 de manhã, hoje é a última ronda que começou às 9 de manhã (8 de manhã hora portuguesa).
Fróis está a jogar contra o GMI arménio Karen Movziszian (2570), a abertura foi cautelosa de ambas as partes, entro na partida após 30...Bb4 das pretas (diagrama), uma posição complicada.
31. Td1 - Cc5; 32. Bd2 - Ba3; 33. Bc1 - b4?! jogada rejeitada por Fritz que muda a avaliação de -0,4 (33...Bxc1) para +0,4 a favor de Frois; 34. Bxa3 - bxa3; 35. Re3 - a5; 36. Ce2?! 36. Ce5 ou Cd4 "+0,5", mas agora "-0,7" Fritz - a4; 37. bxa4?! 37. Cfd4 - Cc4+ "-1,0"; 38. Kf4 - Cxa4 38...e5+; 39. Rg3 - Bxe4; 40. Cc3 - Cb2 - + Fritz; 39. Td3? 39. Tc1 - Ba6? 39...Cc5; 40. Tc3 - e5+; 41. Rg3 - Bxe4; 42. Txc4 - Bxb1; 43. Cc3 - Bd3; 44. Tb4 - f6 - +; 40. Tb3 - e5+; 41. Rg3 - Cc5; 42. Tb4 - Td8; 43. Cc3 - Cd2? 43...f6 "-0,8"; 44. Cxe5 - f6; 45. Cc6 muito difícil de avaliar, sentado ao tabuleiro, Fritz dá 45. Cxg6 - Cd3; 46. Tb6 - Bc8; 47. Bxd3 - Txd3+; 48. Rf4 - Txc3 ; 49. Txf6 - com igualdade! bem, ... - Cf1+ 45...Cd3!?; 46. Rf3 - Cd3; 47. Td4?? 47. e5 era necessário para dar espaço ao Rei, 47...fxe5; 48. Cxd8 - Cxb4; 49. Ce6 com igualdade..., agora é mate! - Ce1+; 48. Rf4 - Cxg2+ (0 - 1)
Trágico para Fróis (49. Rf3 - Cxh4+; 50. Rf4 - g5 mate), mas um final de partida emocionante.
Parabéns ao António Fróis pelo torneio!
sábado, 11 de julho de 2009
Kramnik - Carlsen, outro ataque romântico...
O próprio Kramnik admitiu que objectivamente o sacrifício do peão não devia dar mais do que igualdade, mas a defesa não foi fácil para Carlsen, as brancas tinham vantagem de espaço.
O jogo continuou: 18...gxf5; 19. Dd2 - Db6; 20. Dh6 - Be8; 21. Cg5 - Bxg5; 22. Dxg5+ - Rf8; 23. Dh6+ - Rg8; 24. Dg5+ - Rf8; 25. Td6!? (diagrama em baixo)
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Walter Tarira, hasta siempre
A vida é um sonho enxadrezado
Um sonho, que pra além de o sonhar
Que seja como um conto de fadas
Um conto pra ouvir, e pra contar!
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Walter, o Grande Peão, 1938 - 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Estudo de Smyslov (agora em holandês...)
Naiditsch - Kramnik, ataque romântico
domingo, 5 de julho de 2009
Dirty Old Man - The Three Degrees (1973)
Música dedicada a....bem, "a quem servir a carapuça que a enterre" (provérbio português que acabei de aprender....)
Mais Meninas de Alpiarça!
A verdadeira "Menina de Alpiarça" ?
Gatinha procura namorado...
sábado, 4 de julho de 2009
FINAL DE DAMAS ou Alberto procura namorada
Hoje decidi publicar, através da ajuda do amigo Renato Vasconcellos, uma velha partida, jogada e empatada por mim no longínquo ano 97 do século XX--
A questão é que me lembro do jogo quase todo, e por isso reproduzi a sua parte mais enretida...só o final não se me está a lembrar...
E é a parte mais importante...Segundo um Grande Mestre russo, Maxim Sorokin, radicado naqueles tempos na Argentina, é um final do que sairiam vitoriosas as pretas...
Será mesmo assim?
(show chess board)(hide chess board)