sábado, 4 de julho de 2009

FINAL DE DAMAS ou Alberto procura namorada


Hoje decidi publicar, através da ajuda do amigo Renato Vasconcellos, uma velha partida, jogada e empatada por mim no longínquo ano 97 do século XX--
A questão é que me lembro do jogo quase todo, e por isso reproduzi a sua parte mais enretida...só o final não se me está a lembrar...
E é a parte mais importante...Segundo um Grande Mestre russo, Maxim Sorokin, radicado naqueles tempos na Argentina, é um final do que sairiam vitoriosas as pretas...
Será mesmo assim?

(show chess board)(hide chess board)

6 comentários:

disse...

Obrigado, Renato.
A ideia é ver se há um caminho mais ou menos fácil para transformar a vantagem das pretas..

disse...

Obviamente, o meu Rival era de importância e não me deixou muitas hipóteses... E como sempre, também tinha pouco tempo no relógio...

Rini Luyks disse...

Por exemplo: 36. Re2 - b5 (ameaça ...Dc4+); 37.h5 - a5 ou ...Db8 deve ser bastante bom para as pretas.

disse...

Mas porque Re2, tão a jeito do Dc4..?

Rini Luyks disse...

É verdade: 37. h5 - Dc4+ já deve ganhar, pensava que não...então 37. Rd1, mas sempre bom para as pretas: Db8 e avançar!?. A questão é que o rei branco também não está bem em f1, penso.
Agora pausa: daqui a cinco minutos começa na RTP 2 "A streetcar named desire" de Elia Kazan com Marlon Brando (já falámos deste filme, acho!?) que vou gravar.

disse...

Está certo, a seguimos depois.
Já agora, que é que tu achas, se voltamos à antiga maneira dos comments (é só falar com o Admin que eu conheço, e asseguro-te que é um gajo boa gente)