sexta-feira, 31 de julho de 2009

O regresso de Timman

Terminou ontem o tradicional Campeonato Aberto da Holanda.
O torneio já existe desde 1873 e "viajou" até 1969 por todo o país. Há 40 anos o evento encontrou o seu lugar fixo em Dieren (centro-leste do país) .
Entre 1975 e 1979 participei cinco vezes neste torneio, em 1975 conheci lá o MI Herman van Riemsdijk que visitou há pouco a sede do GX Alekhine.

A edição deste ano foi especial pela participação de Jan Timman (na imagem durante a sua simultânea em Lisboa no Dia Mundial do Xadrez 2001; tive a honra de jogar contra ele, os dois outros adversários na foto - éramos oito no total - são o advogado Rodolfo Lavrador e o compositor e músico Pedro Osório, clicar para ampliar).
Em 1970 (!) Timman ganhou a edição deste torneio aos 18 anos, em 2009 participou pela segunda vez! E portou-se muito bem: na classificação final encontra-se rodeado por um punhado de jovens (grandes) mestres, todos entre 35 e 40 anos mais novos do que ele!
Vencedor foi GMI Erwin l'Ami (7,5 em 9), Timman fez 7 em 9 na companhia de Anish Giri (15, actualmente o mais jovem GMI no mundo) e o desconhecido MF holandês Roi Miedema que jogou o torneio da sua vida.
Timman jogou umas partidas exemplares, nomeadamente na 6ª ronda contra o GMI russo Vyacheslav Ikonnikov (agora residente na Holanda, ainda passou algum tempo em Portugal) e também contra o prodígio Anish Giri (que começou o torneio com 5 vitórias consecutivas).
Classificação e partidas em http://onk.schaakbond.nl/ (em holandês, viva o desenrascanço!).
No diagrama em baixo o fim da partida Timman - Ikonnikov. Trocar peças em d6 deve ganhar, mas Timman encontrou uma maneira mais elegante: 43. Dc6! - Txb7; 44. Txb7 - Cxb7 e agora?; 45. Bc7! 1-0


P.S. Última hora: desenrascanço para anglófonos.

1 comentário:

disse...

Lutado Open.
Algum dia vamos lá a participar?