sábado, 25 de julho de 2009

Campeonato Nacional Feminino 2009

Há quem desvalorize a sua força, mas o Xadrez Feminino sempre compensa com a intensidade, a luta, e uma ínfima quantidade de empates "de salão", o que não se pode dizer do Xadrez Masculino.
Sem animo de analisar dito fenómeno, passo só a registar no nosso blogue que está quase a acabar o Campeonato Nacional Feminino, com varios jogos bonitos e um "déjà vu" entre a
5ª e 6ª rondas - ataques fulminantes, obviamente à Dama, curiosamente, protagonizados pelas jogadoras que nesta penúltima ronda se defrontaram entre si! Falo da WFM Margarida Coimbra e a sua imediata perseguidora, a Campeã em título, WFM Ana Baptista.
O engraçado é que a manobra típica de ataque duplo (Salto de Cavalo!) voltou a ser utilizada por uma das Mestres, mas... como a outra está totalmente familiarizada com dito procedimento, desta vez a Dama em perigo conseguiu-se desenrascar. No entanto, trás uma luta tenaz e criativa, Ana Baptista conseguiu vencer à que vinha a liderar o Campeonato, ficando à falta de uma ronda, no topo da tabela classificatória...

Eis, esses curiosos exemplos:

Exemplo 1 (6ª ronda)...



Exemplo 2 (5ªa ronda) -+




Exemplo 3 (5ª ronda)




A tensão, pois, está "al rojo vivo"!
Aprendamos, rapazes!


mais info: http://www.xadrezfeminino.com/news/campeonato-nacional-feminino/2009/campeonato-nacional-feminino-2009

11 comentários:

disse...

No exemplo 1, certamente, o "Salto..." só foi insinuado...

Quanto "sangue"!! :)

Rini Luyks disse...

Também estou a seguir atentamente o campeonato feminino, Alberto.
Hoje o destaque foi, como já indicaste, para o jogo Margarida Coimbra - Ana Baptista. Queria chamar a atenção para a situação psicológica neste campeonato. São sete rondas sistema suiço e (tal como nos últimos anos) há quatro candidatas mais fortes do que as outras participantes: (por elo) Catarina Leite, Ana Baptista, Ariana Pintor e Margarida Coimbra. Estas candidatas no início ganham tudo e começam a encontrar-se a partir da 3a ou (neste torneio) 4a ronda. Quer dizer que cada jogo entre elas pode ser praticamente decisivo e eliminar uma das candidatas. Nas rondas 4 e 5 Margarida Coimbra "eliminou" Ariana Pintor e Catarina Leite.
Hoje ela tem brancas contra Ana Baptista e o que acontece? Ana Baptista joga 1...a6 e 2...b5! Acho isto extraordinário, mas que grande lata! O computador dá vantagem branca na abertura (8. 0-0), mas esta vantagem já desapareceu após 8. axb5?! e 9. e5?! Na posição do diagrama no post 20. Db4 (para jogar Dd6 com igualdade) era melhor do que 20. De1?!, e 21. bxc4 muito melhor do que 21. Bxc4? (mas uma decisão psicologicamente dificil, admito), por exemplo: 21. bxc4 - Bh6; 22. Rf1 - c5; 23. Be4 =. Depois Ana ganhou em grande estilo (28...Be3! - +).
Notei que ela consegue impor o seu jogo neste torneio, por exemplo anteontem Catarina Leite evitou contra ela na Defesa Espanhola a variante Archangelsk (com...Bc5 e ...Bb7) que ela costuma jogar com bons resultados (lembro-me duma vitória esmagadora da Catarina contra Ulyanovskyy na Batalha dos Mestres 2002, o Renato também estava lá!).
São factores como estes que podem ser decisivos num torneio com tão poucas rondas decisivas.
Pessoalmente eu achava mais "honesto" um campeonato feminino fechado, tal como o campeonato nacional individual absoluto!

disse...

Pois é, Rini_pois é.
De todas as maneiras, em Portugal não há assim tantas provas femininas (é a única?), assim que é sempre uma oportunidade para as jogadoras menos experientes se defrontarem contra as rivais do Top-4 Nacional.
Por falarmos das jogadoras "top", a Catarina foi a sua própria sombra nestas últimas duas rondas (só apartir da 5ª é que comecei a seguir o torneio), fazendo erros pouco habituais para ela...

Amanhã tudo ficará em claro, e veremos quem é a grande Vencedora.
A Ana Baptista merece, desde já. A Margarida Coimbra, também, por exibir um nível muito superior ao Elo que possui. À Ariana Pintor não a conheço, mas a página Web do Xadrez Feminino feita por ela, é toda uma obra de Arte!

Até amanhã..

P.S. Aquela 20. De1?! da Margarida só pode se explicar com os apuros de tempo...

Rini Luyks disse...

Hoje foi realmente um dia especial no campeonato feminino: também a jogadora algarvia Bianca Jeremias ganhou o seu jogo de pretas contra Ana Meireles com a abertura 1. e4 - a6; 2. d4 - b5 e tem agora 5 pontos! Os encontros decisivos de amanhã: Ana Baptista (5,5) - Ariana Pintor (4,5) e Bianca Jeremias (5) - Margarida Coimbra (5).

disse...

Pois a torcer amanhã apartir das 14:00---
Eu torço pela Margarida, porque acho que ela é mais do que o seu Elo, sem desmerecer ao resto das meninas...
De todos os modos, fico contente por ter visto um Xadrez atrevido e "sanguinário"!

As meninas sabem_ e a gente aprende!

Rini Luyks disse...

Mas já viste a situação, Alberto? Uma vitória da Bianca J. hoje vai obrigar a Ana B. a ganhar também, senão a Bianca é campeã mesmo com derrota contra a Ana e com um programa muito mais leve do que as outras "candidatas"!
Uma falha tremenda no sistema, acho eu.
(A mim aconteceu-me exactamente isso naquele já referido torneio de Ílhavo 1992: joguei contra os mestres Luís Galego, António Silva, Jorge Guimarâes e Fernando Ribeiro, fiz 5 em 7, mas na classificação final perdi o 3º prémio de 80 contos mais uma peça valiosa de arte em vidro, pois outro jogador fez 5,5 defrontando só adversários abaixo dos 2000 elo! Às vezes a vida é ingrata? Não, é perfeitamente evitável com emparceiramento mais justo! Tenho dito...)

Também é estranho não conseguir ver resultados e classificação no site do Campeonato, tenho que ir ao "Xadrez64" para consultar o link "Chessresults.com", ou estou a ver isso mal!?

disse...

Claro, Rini_
estou a perceber a tua ideia.
Quem é o encarregado de mudar o sistema, é a FIDE?
A próxima vez que me cruze no com o Ilumzhinov (cada tanto, ele viaja de metro--- http://www.youtube.com/watch?v=Huxya3_OcDw), se o posso perguntar...

Rini Luyks disse...

Que raiva, outra vez a transmissão em directo a falhar numa última ronda, grrrr!!!

disse...

Outra vez o Altino?
:)

Rini Luyks disse...

Ana Baptista campeã e com toda a justiça!

Rini Luyks disse...

Agora olhando para algumas partidas: Ana Baptista esteve realmente perto do inferno na 5ª ronda de pretas contra Ana Margarida Ferreira (a surpresa do ano passado, quando foi 2ª classificada).
Uma fase interessante: 19. Tb1 - De7?!; 20. c5! - dxc5; 21. Cc4 - 0-0; 22. Cb6 -Ta7?; 23. Cd5? (22. Cc8 - Txc8; 23. Dg4+ + -) e mais tarde a falha mútua: 32. Cxh6+? - Rf8? (..Txh6; 33. Txh6 - Cg4+) ou no fim da partida 38. Tg3?? (38. Cg4 com vantagem) - Th7; 39. Th3 - Txh6 - Txh6; 40. Txh6 - Dxh6; 41. Dxh6 - Cg4+ (o mesmo truque).
A estrelinha de sorte acompanha os/as audazes...