sábado, 15 de agosto de 2009

Alpiarça revisitada



Num comentário ao post sobre o encontro Casa do Xadrez - GX Alekhine no blogue http://casadoxadrez.blogspot.com/ (14 de Março) António Russo lançou a ideia de um convívio entre os dois clubes fora do contexto das competições, ideia que está agora em fase de preparação, em princípio já com data marcada para 26 de Setembro!

No post referido lembrei-me também da minha primeira visita a Alpiarça.
Foi em Janeiro 1986 e na qualidade de "jornalista freelancer sem vencimento" da revista "Volksgebit" ("Os dentes do Povo"), um periódico belga (Antuérpia) de cariz libertário. Apesar da tiragem extremamente limitada da revista (500 exemplares) a publicação de cada número era um trabalho a sério de um pequeno grupo de voluntários muito empenhados.
O assunto da minha "missão" a Alpiarça foi a Reforma Agrária, um movimento já em declínio em 1986 (por razões que não cabe aqui analisar). No entanto, em Alpiarça havia uma cooperativa que continuava a florescer apesar de todas as dificuldades: a Cooperativa de Produção Agrária "Alfredo Lima". Já conhecia esse nome, a cooperativa exportava os seus excelentes vinhos pela rede "Oxfam" na Holanda e Bélgica (imagem folheto 1986 aqui acima, clicar para ampliar) e eu trabalhava às vezes numa loja desta rede (para interessados: existe em Portugal sob o nome "Comércio Justo", http://coresdoglobo.org/cg_links.html )
Em 1986 os cooperantes ficaram bastante admirados com a chegada de um holandês, sem aviso e a pé em pleno inverno, a gesticular e balbuciar duas ou três palavras em português, mas consegui a minha entrevista com um membro da direcção e a peça foi publicada.
No dia 14 de Março passado tive tempo para um passeio em Alpiarça, após a curtíssima batalha de sete lances apenas contra Paulo Costa (mais tarde brilhantemente lembrada pelo Mestre Pablito, alekhinista agora temporariamente em repouso, num mail "Conde de Alpiarça vilipendiado vs. Conquistador Marinus inebriado", uma peça que ainda vou tentar recuperar neste blogue!).
Durante o passeio tive uma pequena conversa de tasca e, ao saber que a Cooperativa "Alfredo Lima" ainda existe, fiquei muito contente!



(Mensagem para Alpiarça)
Um acompanhamento razoável e possível: Três Porquinhos Chatos.

3 comentários:

António Russo disse...

Alpiarça sempre teve belas "pomadas" (branco).
A juntar ao branco, há agora um tinto vendido pela Cooperativa Mouchão do Inglês que se fosse vendido engarrafado custaria nos supermercados para aí 3 ou 4 euros cada 0,75 l. O tintol 13º é vendido em cartão (*) a 5 euros - 5 litros, e a 9 euros em cartão de 10 litros.
Trazendo o velho garrafão é mais barato, assim como o branco também é mais barato que o tintol.

A cooperativa está fechada ao sábado à tarde, mas podemos encomendar, se quiserem.



(*) O vinho embalado no vácuo tem a vantagem de permitir ir bebendo aos poucos sem se estragar uma vez que não ganhando ar, não oxida a bebida.

Rini Luyks disse...

Aqui fala um "connoisseur", obrigado António!
Sei que a cooperativa está fechada ao sábado, já me disseram isso em Março naquela tasca.
Um tintol de 13º parece-me uma maravilha. Se não for muito incómodo para vocês: ofereço um cartão de 5 litros ao convívio e também quero um para mim. Não há garrafas com o rótulo da cooperativa (como na imagem do post)?
Entre 1984 e 2002 fiz quinze vindimas no Beaujolais, nos últimos anos já não tenho ido, falta de tempo e também não sei se o físico ainda aguenta.
Mas nas vindimas nascem amizades para a vida inteira, aquele sofrimento une :))!

Antonio Russo disse...

Caro Marinus,
Até nos pareceria mal que fossem os nossos convidados a oferecer o vinho.
Para o convívio ninguém irá passar sede. A Casa do Xadrez trata que ninguém passe sede. Não nos responsabilizamos é pelo vosso regresso :)
Assim, registo para já, 5 litros para o 1º Alekhinista.