segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Francesinhas em Gaia

Outros fieis põem umas joalheiras e rastejam de gatas(!) até Fátima para cumprir uma promessa a Nossa Senhora.
Agora eu também já tenho o meu local de peregrinação: vai ser o café-snackbar "Belo Ponto" em Gaia. Descobri este estabelecimento simpático durante um passeio matinal no domingo passado.
Foi o único café perto do hotel que estava aberto a essa hora e para um xadrezista o link "Belo Ponto" - "Francesinhas" (foto aqui acima) é um convite irrecusável... Quando ainda por cima o dono serviu o café num púcaro rústico, conferindo um sentido quase religioso ao acto, o momento tornou-se especial: eu sabia que dificilmente nos escaparia o título de campeão nacional da 2ª Divisão (o encontro decisivo Santoantoniense FC - GX Alekhine ia começar logo depois do pequeno almoço).
À partida a nossa situação parecia bastante confortável: bastava um empate 2-2 e no caso de GX Porto vencer a equipa de CX Montemor-o-Velho até uma derrota de 2,5 - 1,5 servia.
Coisa que eu não imaginava é que Caissa ainda quis brincar um bocadinho connosco. Primeiro foi Paulo Cruz a sentir o peso do seu apelido: permitiu ao jovem António Vasques a jogada Dama Caissa a7, ameaçando um xeque a descoberto devastador e decisivo pelo avanço do peão d4.
O sofrimento foi curto, pelo menos isso.
Mas agora a sério: claro que as duas vitórias do Paulo no primeiro dia (e especialmente aquela contra o GX Porto) foram um valioso e imprescindível contributo ao êxito da equipa!


diagrama 1 (após 26. Dc6-d6!?)

A seguir foi o seu servidor abaixo assinado a esquecer-se duma coisa importante: a "Francesinha" consome-se de preferência à noite, mas nunca de manhã antes do almoço...
Numa variante Tarrasch da Defesa Francesa adversário Rafael Goltsman Teixeira atirou-se logo a mim como um arcanjo a brandir a espada ardente: ofereceu-me um peão na abertura para conseguir ataque. Reconheci o perigo (já perdi uma vez com esta variante contra Rui Dâmaso na Batalha dos Mestres, Lisboa 2001) e recusei a oferta. Mesmo assim as brancas conseguiram uma certa iniciativa e chegámos à posição do diagrama 1, com ambos já em ligeiros apuros de tempo. Aqui não resisti à tentação e peguei na Rainha Caissa, entrando num final complicado: 26...Dxd6?!; 27. exd6 - Rf8; 28. Cg5. O computador considera este final defensável, mas é claro que dificilmente dará às pretas mais do que empate. Por isso tinha sido muito mais sensato jogar 26...De8!, por exemplo 27. Ce1 - Dc8! e o empate parece inevitável: 28. De7 - Dc1 com xeque perpétuo (29. Df6+ - Rh6; 30. Rh2 - Dxe1; 31. Dg5+ etc.).
Nos apuros o habilidoso Jovem Arcanjo impôs-se ao Dirty Old Man ("DOM": em português substantivo para "senhor" ou "dádiva", em holandês adjectivo para "estúpido" ou seja: mais vale ser ou ter "dom" em Portugal do que ser "dom" na Holanda) e assim de repente estávamos a perder 2-0!

Felizmente os outros dois elementos da equipa Alberto Eggert e capitão Rui Marques (ambos 2,5 em 3 neste torneio) não vacilaram e conseguiram um ponto e meio, o resultado necessário e suficiente, pois entretanto GX Porto ganhou ao rapazes do CX Montemor-o-Velho com um importante contributo de Ariana Pintor que venceu o jovem talento Pedro Neves.
Afinal foi ela a nossa deusa Caissa!
(Alberto pode confirmar isso, já anunciou que vai analisar e publicar a sua partida contra Ariana no dia anterior, a nossa vitória por 3-1 contra o favorito GX Porto foi fundamental para a conquista do campeonato).

diagrama 2 (após 14...Rg8-h8)


A minha outra "Francesinha" em Gaia foi uma repetição duma variante Tarrasch que joguei no ano passado contra o mesmo Jorge Cruz em Montemor-o-Velho (diagrama 2).

Na época passada ele continuou com 15. Bb1!?, foi um jogo com muitas complicações e umas palhaçadas que analisei depois para a Revista Portuguesa de Xadrez nº 3.

Desta vez o Jorge não arriscou: 15. Cg5 - Cxd4; 16. Bxh7 empate!

Há xeque perpétuo após: 16...Cxh7; 17. Cg6+ - Rg8; 18. Ce7+ etc., no entanto, muito bom para as pretas seria 18. Cxh7? - Te8; 19. Cg5 - e5!

Na 2ª edição do seu livro "Play the French" John Watson ainda sugere 15...Te8 (em vez de 15...Cxd4) para evitar o empate. Ele dá umas variantes com 16. Tfe1 ou 16. Tae1, mas mais forte parece-me 16. Tad1! por exemplo: a) 16...Bd7; 17. Cf7+ - Rg8; 18. Ce5 - Cxd4; 19. Bxh7+ - Rxh7; 20. Dxd4 - Dxd4; 21. Txd4 - Tac8 (ou 21...Bb5; 22. Cfg6 etc.); 22. Cfg6 - Cg8 (já ameaçava 23. Th4+ e mate!); 23. Te1 - Tc2; 24. Th4+ - Ch6; 25. g4 + - ou b) 16...Dxd4; 17. Bxh7 - Cxh7; 18. Dc2 - Cxg5; 19. Txd4 - Cxd4; 20. Dd1 - Cgf3+; 21. gxf3 - Cf5; 22. Cg6+ - Rg8; 23. Ce5 com grande vantagem branca - Fritz.


5 comentários:

disse...

Grande franceseiro!
Aquela Holandesa que empataste, também gostaria de ver...

E o meu jogo com a Ariana não será analisado no post, mas pode ser nos comments

Rini Luyks disse...

O.K. Aleg, mostro depois. Mas primeiro os teus jogos. Eu tenho que gerir cuidadosamente as meias doses dos meus empates...

Renatus disse...

Pessoal, embora já tenha falado pessoalmente com todos, não quero deixar de vos voltar a dar os parabéns.
Como sabem não estive presente em corpo mas de certeza que tive em espírito.

disse...

Oi, Rini,
o teu sentido de humor é duma fineza muito própria para um DOM que tem vários dotes, especialmente o de... ser humano.
Espero essa Holandesa, se possível com alguma análise.

Rini Luyks disse...

Estiveste mais do que presente, Renato, não só pelo telefonema antes do torneio mas também pelos teus resultados anteriores: tiveste um papel fulcral em vários encontros na 2ª Divisão C:
- na sempre difícil deslocação até Alverca (foi a última vez que falei lá com o saudoso Walter) foste o primeiro a ganhar, dando tranquilidade à equipa e possibilitando o meu primeiro "empate foleiro" numa posição bastante vantajosa (como imediatamente indicaste); foi o meu primeiro jogo oficial em nove meses e agradeci mesmo :);
- em Alpiarça empataste com segurança um final de torres que podia parecer inferior, foi o espirito a vencer o material;
- fizeste parte da equipa vencedora no encontro decisivo com a Universidade dos Açores que deu acesso ao "play-off" em Gaia;
- pode ser que me tenho esquecido de algo, também não joguei em todos os encontros.