Recentemente no meu trabalho deparei-me com o problema de calcular o valor de PI.
Claro que todos sabemos da instrução básica que o valor de PI é uma dizima infinita não periódica, e como tal impossível de representar no sistema de numeração decimal.
Ainda assim, existem programas para calcular a aproximações cada vez mais exactas desse valor - milhões e milhões de casas decimais.... sem nunca chegarem perto da representação correcta de PI - porque esta tem simplesmente um número infinito de casas decimais, e por mais milhões que calculemos, nunca vamos sequer chegar perto do infinito.
Algo parecido se passa no Xadrez. O Xadrez além de um jogo é uma ciência, no sentido em que é possível descobrir "leis" e "regras" cada vez mais exactas sobre o jogo. É possível descobrir a verdade sobre certas posições - qual é o resultado com jogo correcto e quais as jogadas correctas para atingir o resultado.
Ao contrário do número de casas de PI, o número de posições possíveis num jogo de Xadrez é finito, se bem que astronómico - o que põe a questão de se será possível, na prática, resolver o jogo do Xadrez, isto é, para quaquer posição poder determinar qual o resultado e a sequência de jogo correcta.
Seja possível ou não, hoje ainda estamos muito longe disso. No entanto não é isto o mais importante, nem o que mais me fascina no Xadrez ciência - o que eu acho realmente importante é a procura da verdade. A procura pessoal da verdade, em qualquer campo da ciência ou da vida, é o único método de desenvolvimento pessoal que realmente dá
resultados.
Podemos aprender por livros, por professores, por computadores, internet etc. Mas se não questionarmos as verdades feitas e desenvolvermos as nossas próprias aproximações da "verdade" nunca conseguiremos evoluir - conseguiremos apenas ser um reservatório de frases feitas e lugares comuns.
O conhecimento geral cientifico, a aproximação colectiva da "verdade", é sempre feito questionando as verdades actuais de forma a refiná-las e a produzir novas aproximações da "verdade" mais próximas da verdade "real".
Se a verdade "real" existe ou não é um problema filosófico que não estou preparado para discutir. O valor de exacto de PI é infinito logo impossível de calcular. O jogo do Xadrez é finito, e tenho a certeza possível de resolver, dado o engenho humano, que hoje tem o apoio da tecnologia cada vez mais poderosa. Quanto a outros problemas, não sei, mas procurar a verdade com sentido crítico e espirito aberto, parece-me ser o essencial em qualquer questão.