sábado, 6 de março de 2010

GXA INVERNO 2010, resumo 4ª


Continua a decorrer nas magníficas instalações do GXAlekhine (Rua Alfredo Roque Gameiro 32A, Lisboa) o Torneio GXA INVERNO 2010.
A 4ª ronda, como todas as anteriores, confirmou varias coisas, entre as que se destacam pelo menos três. A saber: a 1ª é que o alekhinista Paulo Barbosa, vem a confirmar na prática o seu teórico favoritismo, obtendo metodicamente e sem se imutar 4 vitórias ao fio; a 2ª questão é que o nível de combatividade é tal
que até agora só houve uma media de 2 empates em 14 mesas por cada ronda (!), o que sempre é agradável para torneios de qualquer nível; da 2ª observação sai a 3ª - os que vão "detrás" do ponteiro não estão lá para brincar, e isso pode-se ver pelos 3½ pontos do seu mais imediato perseguidor, Pedro Rego. Aliás, será ele o desafiante rival do sólido líder do Torneio na próxima 5ª ronda. Nas seguintes mesas "ver-se-ão as caras" dois jogadores que são óssos duros de roer: o recuperado após uma "queda" na 2ª ronda Paulo Cruz e o jovem André Pinto, que somam 3 pontos cada e que ainda têm hipóteses reais de provar a força do solitário líder e porquê não, ficar no 1º lugar:)
Na 3ª mesa joga João Artur Santos (3 em 4, só perdeu com o ponteiro) frente ao incansável António Garcia (2½), quem apesar de ter perdido por primeira vez desde que começou a prova (com Pedro Rego), está a fazer uma performance 100 pontos acima do seu Elo actual.
Nas restantes mesas, como é óbvio, haverá a mesma tensão, como se da própria ponta do campeonato se tratasse. É isso o que a gente quer, por isso é que, mesmo ao perder uma e outra vez, a gente volta a se sentar à mesa, a ajeitar as peças e... a combater, combater, combater!

Sem comentários: