quarta-feira, 14 de março de 2012

Torneio de Inverno AC Luis Camoes_Circuito Semi-Rápidas_AXL_2011_12


 Aproveitando as Eleições para delegados à Assembleia Geral da FPX no Domingo passado (11 de Março), celebrou-se nas espaçosas e modernas instalações da Escola Dr.António Damásio (Olivais Sul) um Torneio de Semi-Rápidas, com as suas já clássicas 7 rondas do sistema Suiço.
IRONIA DO DESTINO...

(Desde o metro dos Olivais, novamente tive que passar pelo já histórico lugar com a sua Rotunda no cruzamento da Avenida de Berlim e a Av. Cidade de Luanda...)
O TORNEIO
NM VÍTOR MESTRE MORAIS, O MERECIDO VENCEDOR 
Entre um total de 40 participantes, impôs-se um jogador que não precisa de apresentações:
o MN Vítor Morais (EDP) é um conhecido animador em quanta competição xadrezística haja. Com o seu meteórico estilo, foi derrumbando as defesas e os ataques dos seus adversários, tendo sucumbido só numa única oportunidade, o que lhe garantiu um melhor sistema de desempate face a um outro laborioso e humilde jogador do GD Carris, Helder Nanques, já que os dois finalizaram com 6 em 7. Completou o pódio Cristiano Amaro, do Ateneu Comercial de Lisboa, quem foi precisamente o único “carrasco” do Vítor (ou Vencedor:))
A prova teve vários pontos interessantes, entre os quais podemos mencionar a aparição de caras novas, o que sempre é bem-vindo para o xadrez nacional.
O nosso ex-presidente, Amadeu Solha Santos, apesar dum score aparentemente baixo, deu várias amostras do seu talento, agora que tem tempo para ser jogador e divertir-se à sua maneira. Uma forma de se divertir que ele tem é conseguir uma vantagem decisiva e logo... entregar generosamente o pontinho. Grande Solha!
Aqui um dos jogos típicos do Solha, com um agradecido Luís Alves.

A BATALHA DOS TDT (toques de telemóvel...) 2:2!
E por falar na diversão, a última ronda diferenciou-se das anteriores por um pequeno “acidente”, provocado por uma regra, cuja aplicação, na minha subjectiva opinião, deve ser revista num futuro próximo... Pois é, estamos a falar sobre a tal “regra do telemóvel”... O jogo em questão foi entre outros dois históricos , o jogador que costuma arbitrar (ou árbitro que costuma jogar:)), o Altino Costa e “o matador” dos Peões de Alverca, Manuel Rocha. Todo um senhor, o Altino atendeu o chamado, com as seguintes palavras: “Tou?..Sim...O que estou a fazer?... Estou a perder por um toque de telemóvel...”
Vejam só a posição do Altino... era para ser continuada, não era? 

Mas o Manuel Rocha não ficou atrás e também contribuiu com uma “pérola” ao relatar que antes deste jogo, o score entre ambos era de 2 tdt a 1 tdt , em favor do Altino... Pois após este último “tdt”, a coisa ficou igualada
2 : 2! (tdt's)
O MATADOR DOS PEÕES DE ALVERCA, COM UM EDUCADO SORRISO "GIOCONDIANO" 
*********************************************************************************************************************************************************************************
Quanto ao desempenho de quem isto escreve, até me safei mais ou menos bem, se consideramos que no dia anterior fiz Turismo em Aveiro:)
Aqui podem ver a classificação completa:

Sem comentários: