quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Imagens históricas de Euwe e Alekhine


Nada melhor do que terminar o ano da comemoração do 75º aniversário do match Euwe-Alekhine com filmagens da época.
No site da emissora holandesa VPRO podemos ver imagens das celebrações, imediatamente depois do fim da última partida (http://geschiedenis.vpro.nl/artikelen/44284264/, coluna à direita, primeiro vídeo: "Dr. Max Euwe wereldkampioen schaken -Polygoon...").
Curiosamente, no fim do seu discurso de vencedor Euwe declara não acreditar que vá ser campeão do mundo durante muito tempo... o que se verificou no re-match de 1937 (vídeos nºs 8, 9 e 10).
Para mim o video mais espectacular é sem dúvida o penúltimo da lista ("Dr. Max Euwe Wereldkampioen schaken - Profilti..."): imagens das festividades na rua em 1935 (com aclamações da multidão, música de fanfarras, ambiente tipicamente holandês!) e do jantar de gala no Hotel Carlton, com o pedido oficial (da parte do Alekhine) do match de desforra.
E ainda para terminar o vídeo duma mini-entrevista com Euwe e Capablanca, o último a declarar: "Dr. Alekhine's game is 20% bluff!!"
Imagens históricas, sem dúvida!

1 comentário:

disse...

Muito bons vídeos, Rini!
Estranhamente, não os encontrei no Youtube... Vou tentar de passá-los para ali... Gostei do jogo a cega entre Botvinnik e Euwe...muito difertido.
Obrigado!