sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Martha Fierro em Reggio Emilia!



Já está a decorrer o tradicional torneio da passagem do ano em Reggio Emilia (Itália), o grupo principal é fortíssimo (com 9 dos 10 participantes com Elos na casa dos 2700 ou lá perto) e é liderado por superestrela Vassily Ivanchuk (2764).
Ele começou o torneio calminho com três empates, um bom arranque teve Paco Vallejo com 2,5 em 3. Também Nigel Short começou bem (depois do descalabro em Londres há duas semanas): ganhou logo duas partidas contra Vugar Gashimov e Alexander Morozevich (um regresso após longa ausência), mas contra o último teve muita sorte, incrível como o russo estragou uma posiçao completamente ganha. Ontem a sorte de Short acabou contra Fabiano Caruana (mesmo assim, este ainda falhou um mate forçado antes de ganhar o final de damas).
Reportagens e análises das rondas 1-3 em http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=6914.

A grande e muito agradável surpresa no entanto é a presença no torneio da "Latin Queen of Chess" Martha Fierro Baquero (http://www.marticafierro.com/)! De regresso do Campeonato Mundial Feminino em Turquía ela aparece (no vídeo aqui acima) em todo o seu esplendor no papel de entrevistadora.
Como toda a gente sabe, Martha tem inúmeros fãs no seio do Grupo de Xadrez Alekhine e particularmente neste blogue (ver aqui http://ogatodoalekhine.blogspot.com/2009/09/carlsen-o-mandarim-de-nanjing.html e aqui http://ogatodoalekhine.blogspot.com/2009/09/magnifico.html) e é com emoção que acompanhamos a sua presença nesta nova função, esperemos que seja uma presença diária nos nossos ecrãs!

Para o modesto Vassily Ivanchuk, um dos entrevistados no vídeo, o splendor da Latin Chess Queen foi demais: não aguentando a proximidade de tanta beleza ele simplesmente tapou a cara com as duas mãos, à primeira vista um gesto pouco cavalheiresco, mas compreensivel nestas circunstâncias, dada também a complexa personalidade do génio ucraniano...
Aguardamos com grande expectativa as próximas entrevistas da Martha (já imagino alguns encontros superinteressantes)!

1 comentário:

Rini Luyks disse...

Que tristeza, a Martha não voltou aos nossos ecrãs e já estamos a 2 rondas do fim...
Já não falo mais do torneio, talvez um pósfaciozinho...