segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Casal de bispos I


Na semana passada o Parlamento aprovou a Proposta de Lei do Governo sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Alguns comentários ao meu post anterior levaram-me à conclusão que a entrada em vigor desta nova Lei deve ter pelo menos uma consequência para a terminologia usada no jogo de xadrez.
Desde sempre os xadrezistas estão habituados a usar a expressão "par de bispos" como designação da extraordinária força em conjunto destas duas figuras, proveniente da sua relação íntima e complementar.
Ora bem, a partir de agora nada impede os dois bispos de alcançar a plenitude da sua auto-realização, obtendo o estatuto de "casal de bispos". Desejamos aos noivos muitas felicidades!
Copyright: patente solicitada, Lisboa 19-1-2010

8 comentários:

disse...

Que dirá a tua irmã católica, Rini...:)

Rini Luyks disse...

A minha irmã "muy católica" não sabe da existência deste blogue (espero), ela vai de vez em quando ao meu outro blogue "Anacruses" e lá tenho me portado bastante bem ultimamente...
Aliás: a piada do "casal de bispos" só funciona em poucas línguas, parece-me.
Português: bispo, inglês: bishop, e mais?
Em holandês a peça chama-se Loper (corredor) ou (mais antigo) Raadsheer (conselheiro), em alemão Läufer, em francês Fou, em espanhol Alfil, em italiano Alfiere, em russo Slon...

Renatus disse...

Rini, és um autêntico poliglota, pelo menos no que diz respeito aos Loper, Raadsheer, Läufer, Fou, Alfil, Alfiere,Slon (espero não me ter esquecido de nenhum)...
;-)

Rini Luyks disse...

São apenas umas palavrinhas, Renato, gostava mesmo de recuperar os meus conhecimentos da língua russa, representando uma cultura tão rica.
Na década de '90 fiz um curso de três anos na Associação Amizade e Cooperação Yuri Gagarin (antigamente: Associação Portugal-URRS), aliás: Fernando Silva ganhou lá um match de desempate pelo campeonato individual de Portugal contra António Fróis em 1987: 3,5-2,5!
Ainda há poucas dias encontrei o meu professor Mikhail ("Misha") Nenashev, antigamente ligado ao prestigiado Instituto Pushkine de Moscovo, a vender artesanato russo no Colombo...ao que isso chegou!

Rini Luyks disse...

...há POUCOS dias...antes do russo o português :)

Anónimo disse...

Em 1987 disputou-se, na então Associação Portugal-Urss, o camp. distrital de Juniores, no qual participou este vosso ilustre.
Contudo, mais ilustres foram o nosso conhecido Rui Marques (vencedor), além de André Fonseca, Miguel Durão, Pedro Lampreia e Afonso Rodrigues (todos apurados, este último no seu ano de estreia).
Participaram também Paulo Pinho e Paulo Fanha (não apurados, ainda que o 2º tenha ficado muito próximo).

Outra nota acerca de Gagarin: Actualmente a maioria dos jovens russos pensa que foi um americano o 1º homem no espaço - ao que isto chegou!...
Dervich

Rini Luyks disse...

Realmente, Dervich, fui agora vasculhar uma pilha de folhas de anotação e encontrei uma com o logo da Associação Portugal-URSS de Junho 1988 com uma partida contra o jogador Duarte Lages. Deve ter sido um dos últimos torneios lá.

Anónimo disse...

Pois, os torneios naquele local devem ter terminado por essa altura, em 1989 o muro de Berlim caia e, dois anos depois, a URSS já nem sequer existia...mas o Sena Lopes ou o Mário Correia devem ter dados mais precisos sobre o assunto.

Quanto ao Duarte Lages, pouco apareceu a jogar depois dessa época, encontrei-o apenas uma vez num torneio fechado disputado na RTP (5 de Outubro) onde era (ainda é?) funcionário...
Dervich