sábado, 15 de janeiro de 2011

Tata Steel Chess Tournament começa hoje!


Começa hoje em Wijk aan Zee na Holanda o tradicional festival de xadrez que se chamava até ao ano passado "Corus" (e antes durante 60 anos "Hoogovens").
Mudaram os patrões e agora chama-se Tata Steel Chess Tournament...o nome pode não soar muito credibilizador para a modalidade, mas a composição do Grandmaster Group A é impressionante: Carlsen, Anand, Aronian (os três jogadores 2800+ no mundo), 8 jogadores na casa dos 2700 (a começar por Kramnik e Grischuk) e os três holandeses Giri, Smeets e l'Ami.
O torneio é da categoria 20 (Elo-médio 2740).
Também os torneios B (cat. 17) e C (cat. 11) são muito fortes.

E...Bianca is back! Como no ano passado ela vai apresentar diariamente os vídeos, a introdução promete: http://www.tatasteelchess.com/tournament/video .

Site do torneio: http://www.tatasteelchess.com/

7 comentários:

Anónimo disse...

E agora um comentário que não tem a ver com o post :)

Chamo a vossa atenção, para o filme "Xeque à Rainha", que está em exibição nos (poucos) cinemas.

É frances, (deve ser uma enorme seca...), deve tratar mal o nosso jogo, mas pelo menos tem um argumento que gira à volta de uma historia de paixão e um partida do nosso jogo preferido.

Fica a referencia.

Gabriel

disse...

Olá Gabriel, tanto tempo!
Olha, que eu saiba, este filme já foi mencionado neste blogue durante o ano anterior, a tal ponto, que o nosso corresponsal de guerra, Rini Luyks, foi entrevistar à actriz do papel principal...
Eu vi o filme, e claro, seria muito difícil que lá tratasse sobre os pormenores muito técnicos, mesmo assim, por estranho que pareça, ao vê-lo, tive uma boa impressão, devido quiça à qualidade do elenco actoral.
Achei muita piada ao observar o processo, em que é envolvida a heroina (no drugs:)), quando, devido aos vaivéns da vida, ela começa a se interessar verdadeiramente pelo jogo, passando horas e horas com o seu tabuleiro electrónico (eu tive um igual:)...
Muito genuino o filme, sem deixar de ser um melodrama francês...:)

Anónimo disse...

Lamento o meu atraso então :)

Li a critica (arrazadora) no Expresso desta semana.
Provavelmente o texto foi escrito na altura da estreia e só publicada agora.

Para quem perguntar "onde é que posei a minha nave"... a culpa é do Expresso :)

Gabriel

Rini Luyks disse...

Arrasar, arrasar, quem arrasou hoje na luta entre os "Bebés gigantes" no "Tata" (bebé - tata, hein!? :) foi Anish Giri que bateu Magnus Carlsen em 22 lances!!

disse...

Este Tatachess está a ser feito à maneira como o Rini gosta, com divulgação como deve ser, e graças a isso, eu também estou a seguir o evento, embora sem perceber grande coisa do inglês e mesmo nada do holandês que são as duas línguas exclusivas do certame.
Anish Giri tem todo o potencial para chegar ao topo mundial, juntam-se nele as qualidades deste novo tipo de jogador-criança (menino do computador!) e a criteriosa inteligência dum adulto que raciocina e é consciente desse raciocínio!
Vou ver seu último jogo...

disse...

Um jogo atípico do jovem norueguês...vá-lá saber o que está~se a passar com ele, mas já não é a primeira vez... É um "monstro", acredito em que se vai a recuperar!

Rini Luyks disse...

São tantos jogos (21 em cada ronda) que nem Chessvibes nem Chessbase dão análises profundas (só em "canal pago"), no blogue de Susan Polgar há análise de computador.
A novidade 11. Dd2 de Carlsen tem aspecto esquisito e após 19. Td1 é mesmo "game over", ao que parece.