segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Carlsen 0 - Giri 1, what a shocker!


Já passaram três rondas do Tata Steel Chess Tournament, já houve algumas surpresas, mas a maior sensação aconteceu hoje:
Magnus Carlsen perdeu em 22 lances contra Anish Giri!
"He blundered a piece" dizem os comentários, mas não foi só isso. Logo na abertura, uma Grünfeld fianchetto, Carlsen lançou uma novidade duvidosa com 11.Dd2, Giri respondeu com jogadas lógicas e fortes e já estava melhor quando veio a jogada perdedora 19. Td1, como ele próprio explicou no "daily report": http://www.tatasteelchess.com/tournament/report/round/3 .
Após três rondas os jovens estão na frente: 1. Nakamura, 2,5 em 3 (vitórias contra Grischuk e Shirov, empate contra Kramnik, nada mal), 2/4 Nepomniachtchi, Giri e...o "velhinho" (41) Anand, 2 em 3 (Anand já recuperou outra vez o 1º lugar no FIDE live-rating).
Os três holandeses no grupo A estão a bater-se muito bem: Anish Giri (holandês de importação, com pai nepalês e mãe russa) já vimos, Jan Smeets já mostrou duas vezes excelente preparação, mas hoje calculou mal na abertura contra Ponomariov, o menos conhecido Erwin l'Ami (fez com Smeets e Cheparinov parte da equipa de assistentes de Topalov no seu última match contra Anand) empatou com Giri e com dois campeões do mundo: Ponomariov e Anand.
Irreconhecivel até agora Alexei Shirov, no ano passado ele começou o torneio com cinco vitórias consecutivas, neste ano já perdeu duas vezes com a mesma variante Archangelsk na Defesa Ruy Lopez, contra Smeets em 25(!) jogadas e hoje contra Nakamura em 93....
No grupo B o inglês Luke McShane (brilhou há pouco no London Classic) lidera com 3 em 3, no grupo C as duas senhoras Katerina Lahno (2,5 em 3) e Tania Sachdev (2 em 3) começaram bem.
Mais info no site do torneio (os vídeos são fantásticos): http://www.tatasteelchess.com/

5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá ver como se comporta o "menino" prodígio amanhã versus o corrente líder do torneio. Com certeza que será match interessante :>

Albertus disse...

Passadas apenas 3 rondas, é notável ver as fisionomias dos participantes:
poucas horas de sono...
Preparation...Laptops...Analisis..
Concentration...
High competition...

Rini Luyks disse...

O menino Anish Giri portou-se muito bem hoje, o próprio Nakamura admite no vídeo do dia que provavelmente devia ter perdido.
E o que dizer do Nepom que já estava perdido no décimo lance contra Aronian? Será culpa das meninas holandesas?

Albertus disse...

Carlesn e Grischuk jogaram totalmente "ouriçados"... Sintomas de fadiga...

Anónimo disse...

Com tanta mudança de nome, o mais prático é chamar a este torneio Wijk aan Zee.

Os videos são de facto muito bons e fiquei positivamente impressionado com os comentários de Van der Wiel, um nome que conheço há muitos anos mas que nunca tinha "visto".

Concordo em larga medida com as suas análises e com o perfil que faz de cada jogador e da respectiva forma.

Dervich