domingo, 23 de janeiro de 2011

Naka isolado no Tata

Após 7 rondas no Tata Chess Tournament Hikaru Nakamura continua em grande no seu estilo muito combativo e lidera agora com 5,5 em 7. As próximas rondas devem decidir a sua classificação no torneio: Naka vai jogar contra Carlsen e Anand e depois ainda contra Kramnik na penúltima ronda.
Ontem (contra Smeets) ele ganhou já pela terceira vez (!) o prémio para a melhor partida da ronda.
A posição final não deixa dúvidas: aqui houve luta! (partida em http://www.chessbase.com/news/2011/wijk/games/wijk07.htm)

Co-líder (até ontem) Anand empatou facilmente de pretas com Carlsen e segue com 5 em 7, ainda com todas as possibilidades de vencer pela sexta vez este torneio.
Carlsen recuperou algum terreno, mas ainda não convence, contra o holandês l'Ami ele teve sorte na posição do diagrama seguinte:

Aqui duas das três jogadas possíveis empatam, mas l'Ami (cansado) jogou: 93...Rf3??; 94. Ch4+ e as pretas perdem a torre...(partida em: http://www.chessbase.com/news/2011/wijk/games/mueller01.htm).
Na terceira posição seguem Aronian e Kramnik com 4,5 em 7, ambos em boa forma e ainda com todas as hipóteses no torneio.
Infelizmente os meus compatriotas holandeses foram-se ligeiramente abaixo nas últimas rondas, após um início de torneio muito prometedor. Na 4ª ronda Anish Giri esteve perto da vitória contra Nakamura (como o próprio americano confessou), mas não fez mais do que empate. Nas últimas três rondas ele só conseguiu mais meio ponto. Percurso semelhante para Smeets e l'Ami, agora mais próximos da cauda da tabela.
Lá estão, completamente irreconhecíveis, as estrelas Grischuk e Shirov com performances de -170 e -206 respectivamente!
Notícias sobre o torneio nos sites (entre outros):

4 comentários:

disse...

Olá Rini,
com este diminutivo Nakamuresco, fizeste-me lembrar duma interjeição russa, que soa igual, e se escreve assim: "На-ка", o que significa algo assim como: "Tooomaaaa"
Ai vai um exemplo, na arte comntemporânea post-soviet....brrrr

disse...

Naka-ut do Carlsen hoje...
Tudo volta à normalidade?..

Anónimo disse...

Parece que Magnus despertou finalmente... o jogo de futebol fez mesmo maravilhas.

Naka-ut do Carlsen e talvez Naka-ut de ganhar o torneio... apesar de estar muito bem classificado a concorrência é muito forte (Anand, Aronian, Kramnik e Carlsen de novo em jogo)

Os holandeses entraram a matar ao início (sobretudo uns aos outros), mas perderam um pouco o gás, espero que, pelo menos, esta vitória de Giri volte a elevar a sua moral.

Rini Luyks disse...

Ça change toujours, depois da ronda de hoje os comentários neste post já podiam ser outros...
Mas agora, com seis jogadores numa margem de meio ponto de distância, o torneio promete na última semana.
É verdade, grande jogo de Carlsen hoje. Também Giri impressiona, grande flexibilidade mental aos 16 anos.