sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Karpov-Kasparov, 3ª partida semi-rápidas, Valência 2009

Aqui um vídeo-amador do duelo Karpov-Kasparov em Valência, com no fim o desfecho da terceira partida semi-rápidas, a única ganha por Karpov.

Entretanto já conhecemos o resultado geral do match:

Kasparov-Karpov 3-1 em semi-rápidas, 6-2 em blitz, resultado desnivelado que não faz prever mais matches deste formato entre os dois, pena!

Em 1987 assisti ao match em Sevilha; tal como agora em Valência, o árbitro foi o meu compatriota Geurt Gijssen com quem tenho uma história incrível que já anunciei num comentário ao post de 4 de Julho ("Estudo de Smyslov") e que agora vou tentar recuperar para um próximo post.

2 comentários:

disse...

Afinal,
não fico desiludido pelo resultado final que se esperava (embora com a lógica cautela...)__
Fico é um bocado triste por não ter podido ver aos dois históricos referentes do Xadrez mundial, no seu máximo esplendor...---
Como se diz na Argentina: " Hay lo que hay"... Ou..." Qué se le va hacer"...
Y bueno, veamos qué es lo que hay???

Anónimo disse...

O resultado seria certamente um pouco menos desnívelado se as partidas tivessem uma duração diferente (ritmo FIDE, por ex.).
Nas partidas perdidas por Karpov, a posição na 1ª partida era, no mínimo, equilibrada e, na 4ª, estava pior mas há que lembrar que (pelos menos nos seus tempos áureos), ele tinha alguns dos melhores recursos defensivos do mundo.
Mas hoje a vida é assim, tem de ser tudo a despachar...

Além do mais, obviamente que o match tinha um interesse desportivo mínimo, embora como espectáculo e interesse mediático cumprisse as expectativas...e acabou por se ver bom xadrez, no remate da 2ª partida por Kasparov e na 3ª partida por ambos (dizem que Kasparov jogou mal aqui, não concordo em absoluto, penso que detectando as fragilidades de Karpov, principalmente na gestão do tempo, e estando a vencer 2-0, quis jogar mais à vontade, só que não resultou...).

Acima de tudo, é com pesar que vejo alguns comentários em jornais e em blogs, minorizando e diminuido o desempenho de dois grandes campeões, sendo particularmente duros com Karpov (quase parece que fez mal a alguém) e não percebendo o contexto do match, em que nenhum dos dois tinha qualquer coisa a provar ou a ambicionar (talvez com excepção do cachet..)
Dervich