sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Heróis à Moda do Porto - "A Baby Dopada"


Amigos, é Carnaval, ninguém leva a mal!



Acaba de ser editado um livrinho muito engraçado: "Heróis à Moda do Porto". Em oficinas de escrita criativa quatorze "garinas" portuenses com muita pinta adaptaram sete contos de fadas, empregando o calão típico do Porto (vídeo RTP).

Na semana passada estive uns dias na "Inbíqueta" e fui à livraria Porto Editora na Rua da Fábrica, onde trabalha o nosso conhecido colega xadrezista mestre Fernando Cleto.
O referido livrinho estava esgotado, mas Fernando prometeu-me uns exemplares para o dia seguinte. Infelizmente não tive tempo para passar lá outra vez antes de voltar a Lisboa (desculpe, Fernando!), assim tive que ir à FNAC.
O primeiro conto, baseado na "Bela Adormecida" de Charles Perrault, ficou na versão portuense: "A Baby Dopada", trata-se duma "chavala faneca" que ficou "choninhas" depois de "snifar".

Só alguns alekhinistas saberão explicar a aparição duma imagem do Maestro Paulo # neste contexto; como Vale e Azevedo costumava dizer, quando era presidente do Benfica: "É do foro interno do clube...".

2 comentários:

disse...

Eh pá! Aquela bezana que sobrevoou aquela celebérrima reunião de amigos, ainda fica nas recordações do povo alekhinista-lisboeta... Pois, se voltarmos a mais uma reedição do encontro amigável, seria já em campo próprio, embora com as datas completamente em aberto...
Saudações à Malta alpiarcense, assim como ao Paulo, o conde do Santarém.

Renatus disse...

Fartei-me de rir com a Baby Dopada, realmente o pessoal do Porto é impagável!.
Excelente comentário Marinus e um grande abraço para a malta Alpiarcense que tão bem nos recebeu.