quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Matemática na Livraria Almedina


Para os interessados: na Livraria Almedina (Atrium Saldanha, Lisboa) está a decorrer um cíclo de encontros sobre Matemática.
Na próxima sexta-feira, 19 de Fevereiro às 19:00 h, os professores Carlos Pereira dos Santos (Instituto Superior de Educação e Ciências, MI e bicampeão nacional de xadrez, também conhecido pela publicação do livro "A Espiral Dourada" em 2006, com o professor Nuno Crato e o jornalista Luís Tirapicos) e Pedro Palhares (Universidade do Minho) vão falar sobre novos conteúdos e métodos no ensino da Matemática (ver folheto, clicar para ampliar).

1 comentário:

Rini Luyks disse...

São conhecidos os problemas no ensino da matemática em Portugal.
Os livros mencionados no folheto (encontro 19 de Fevereiro) são muito interessantes e não só para professores de matemática.
Estive na Holanda activo no ensino da Química (outra disciplina problemática), a questão central parece-me a mesma: como cativar as crianças, como despertar a curiosidade para disciplinas com fama de serem "chatas"?
Muitos apostam em conteúdos e métodos mais lúdicos, mas formadores como Ron Aharoni e Liping Ma (com livros publicados na Editora Gradiva, ver folheto) são da opinião que "as crianças não precisam de ser divertidas, mas precisam de compreender, só depois de compreender aprendem a gostar." Claro que isto exige uma formação adequada de professores e educadores. Outra questão apontada por Aharoni neste contexto [e também da minha própria experiência como (ex)químico]: muitas vezes cientistas (nomeadamente nas ciências exactas) entram no ensino como 2ª opção sem a motivação necessária para serem bons educadores. Isso faz na minha opinião toda a diferença...