quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nakamura ganha Tata Chess Tournament


Afinal Hikaru Nakamura (baptizado "TataNaka" neste cartoon de José Dias no site Chessvibes) ganhou o seu primeiro super-torneio em Wijk aan Zee com 9 em 13, seguido de Vishy Anand com 8,5 e Magnus Carlsen/Levon Aronian com 8.
Dos quatro candidatos (post 27 de Janeiro) Aronian e Anand não conseguiram mais do que empates nas três últimas rondas (e Anand quase perdeu contra Giri).
Na 11ª ronda Kramnik deitou tudo a perder com uma derrota contra Carlsen, na mesma ronda Nakamura ficou de novo isolado com uma vitória contra Nepomniachtchi e conservou o meio ponto de vantagem até ao fim do torneio.
"Naka" fez um progresso enorme no último ano, ilustrado pela sua subida no Elo de 2708 até 2774 no "live-Elo" agora.
Antes muitas vezes um "enfant terrible" nos torneios, agora ele leva o xadrez mais a sério, tanto em termos de comportamento como no tabuleiro ("no more 2. Queen h5!" nas suas próprias palavras).
A sua vitória final é merecida, é significativo o facto de Naka ter ganho quatro vezes o prémio para a melhor partida do dia!
Na última ronda Anand ainda ganhou uma qualidade contra Neponiachtchi, mas não conseguiu evitar a construção duma fortaleza pelo campeão russo.
Carlsen conseguiu alcançar o terceiro lugar com um sprint final de 2,5 em 3, ele manteve o seu Elo, mas foi de novo ultrapassado por Anand na "live-list".

No grupo B Luke McShane e David Navara disputaram na última ronda a vitória do torneio. Um empate muito combativo, ambos terminaram com 8,5 em 13.
McShane ganhou por desempate, mas a organização concedeu a ambos um lugar no grupo A do próximo ano.

O drama do dia aconteceu no grupo C na partida decisiva entre Daniele Vocaturo (8,5) e o jovem Ilya Nyzhnyk (8):

Com um minuto no relógio Nyzhnyk jogou 32...Bxd6?? (ganha 32...Rxg6); e levou xeque perpétuo após 33. Dh5! - Cf6; 34. Txf6+! - Rxf6; 35. Dh6+ - Rf5; 36. Dh7+ - Rf6; 37. Dh6+ etc.
A promoção para o grupo B foi para Vocaturo.

Análise das partidas decisivas da última ronda em: http://www.chessbase.com/news/2011/wijk/games/wijk13.htm .

Reportagens finais em:
- http://www.tatasteelchess.com/
- http://www.chessvibes.com/reports/hikaru-nakamura-wins-2011-tata-steel-chess-tournament/#more-34560
- http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=6983

1 comentário:

disse...

A consolidação do Nakamura como mais uma força para desequilibrar a habitual distribuição das forças no grupo de elite só lhe fará bem ao Xadrez de alta competição.
Ainda por cima, ele é bastante resistido por certa parte da "solene" comunidade xadrezística, coisa que faz que este feito seja ainda mais valioso!
E o Nyzhnyk... terá ficado bloqueado..eu conheço alguma coisa sobre essa questão..