quinta-feira, 6 de maio de 2010

Anand falha vitória num combate heróico

(cartoon Mike Magnan no blogue de Susan Polgar)

Um post sobre a nona partida do match, desta vez sem diagramas.
Seriam necessários vários para mostrar os momentos em que Anand falhou a vítória...
Numa das variantes principais da Defesa Nimzo-India ele inovou com 18. Ch3, mas Topalov abriu imediatamente o centro trocando as suas torres contra a dama branca.
A luta no meio-jogo foi heróica e apesar de algumas imprecisões de ambos os lados, ficou claro que o rei de Topalov corria grande perigo.
Na fase entre os lances 40 e 60 Anand falhou várias oportunidades de lançar um ataque decisivo, não escolhendo a melhor colocação das suas peças, e afinal ele tinha que permitir um xeque perpétuo pela dama de Topalov.
Psicologicamente parece-me um golpe terrível para Anand: depois da sua gaffe na oitava partida num final empatado com bispos de cores opostas, acontece-lhe agora o "segundo maior azar" possível: não conseguir concretizar uma vantagem ganhadora. Uma tragédia!
Como é que ele vai reagir nas últimas três partidas?
Hoje gostei muito do comentário ao vivo no blogue de Susan Polgar e não fui o único: houve lá 132.000 visitantes durante a partida, um record segundo a própria Susan!
(Aparte: a comparação não faz muito sentido, mas o meu outro blogue http://anacruses.blogspot.com/ demorou três anos e meio para chegar a esse número...:)
23h25: ...e só agora apareceram as primeiras análises desta grande batalha no site "Chessvibes": http://www.chessvibes.com/reports/wch-g9-after-heroi-fight/#more-24992

Sem comentários: