domingo, 4 de abril de 2010

Open San Sebastián 2010

13h00: O vencedor do Open de San Sebastián 2010,
MI Aramis Alvarez Pedraza

9h30: Nesta manhã podemos pela televisão assistir à missa de Páscoa, celebrada na Praça de São Pedro em Roma, uma praça coberta dum mar de guarda-chuvas, a condizer com a cara abalada e culpada do Papa.
9h40: Neste mesmo momento, Deus interrompe a transmissão em directo, só pode ser Ele em sinal de protesto, faz bem...

Mais vale então ligar o computador: também hoje de manhã se decide o 33º torneio Open de Ajedrez Ciudad de San Sebastián.
Um quinteto na frente com 6,5 em 8: Evgeny Gleizerov, os nossos conhecidos Oleg Korneev e Daniel Alsina, o sloveno Marko Tratar (que "tratou" na 7ª ronda surpreendentemente Kevin Spraggett) e o jovem mestre cubano Aramis Alvarez Pedraza.
Menos hipóteses para um septeto de perseguidores com 6 pontos, liderado por Spraggett.
Partidas Alsina-Gleizerov (uma clássica Defesa Francesa!), Tratar-Korneev e Cabrera-Alvarez em directo no site: http://www.fgajedrez.org/directo.
10h00: Tratar e Korneev já empataram, Alsina e Gleizerov já trocaram as damas...
11h00: empate sem arriscar também em Alsina-Gleizerov, ficando o cubano com a possibilidade de tornar-se vencedor isolado do torneio...
11h20: muita emoção também no grupo dos jogadores com 6 pontos (com esperança renovada depois dos empates nos primeiros tabuleiros): segundo o computador Spraggett (de pretas) arrasou Andonov na abertura (-1.00), perdeu depois a vantagem e sacrificou agora um cavalo por dois peões...
11h25: quem arrisca petisca! Erro terrível de Andonov 31. C2g3? permitindo 31...Bd4+ e ataque decisivo (32. Rh1 - Rg7 e 33...Th8+); 32. Cf2 - Be3; 33. Dd1 - Txf2; 34. Txf2 - Bxf2+; 35. Rxf2 - De3+; 36. Rf1 - Dxg3; 37. Dd2 - Bf5 0-1 Spraggett também com 7 pontos!
11h40: entretanto o cubano Alvarez Pedraza ganhou um peão contra Cabrera que jogou a seguir com hesitação (23. h3?!, 25. Df2?! e 27. Dg3? - c4 enterrando o bispo das brancas) e não deve ter compensação nenhuma.
11h50: Alvarez Pedraza campeão! Ele liquidou rapidamente a posição, entrando num final de bispos completamente ganho.
12h25: último jogo de emoção pelo segundo lugar ex aequo: Movsziszian (de brancas) está a forçar um final de torre empatado nos apuros de tempo do adversário Pogorelov (6 min. contra 1 min), mas segundo o computador ele já está perdido!
12h40: empate, mas um final de torre que vale a pena analisar, parece que o meu velhinho Fritz não percebeu muito...

Classificação final:
1. Alvarez Pedraza 7,5;
2/6 Tratar, Alsina, Gleizerov, Spraggett e Korneev 7.

Partidas do torneio em:

5 comentários:

disse...

O cubano Pedraza vence o torneio.
Gostei da partida de Spraggett.

Rini Luyks disse...

Aramis Alvarez Pedraza no Facebook.
Basic information:
Sex: Male
Interested in: Women.
Looking for: Friendship.
Pois...
Hoje deve ser fácil.

Arlindo Rodrigues Vieira disse...

Porque não parece ser possível no site do GX Alekhine...
Queria deixar ao GX ALekhine, em meu nome e do meu Clube o G.X.Porto o meu mais sincero pesar pelo falecimento do vosso associado e Grande figura do Xadrez Português, Dagoberto Markl.
A grandeza de um clube projecta-se no futuro que há-de ser, alicerçado sempre no passado grandioso do que foi. o Dagoberto foi e será GX Alekhine!

Rini Luyks disse...

Obrigado, caro Arlindo, os sentimentos serão transmitidos.
Meio alienado do mundo nos ensaios duma empolgante peça de teatro de Tchékov, só hoje à noite eu soube do falecimento de Dagoberto Markl.
Ainda a tempo para prestar homenagem e partilhar uns momentos no velório com os antigos dirigentes de xadrez Mestre Joaquim Durão e Rui Agostinho.

Rini Luyks disse...

Afinal foi mesmo dia de festa para o amigo cubano Aramis (deixei-lhe uma mensagem de parabéns no Facebook e ele respondeu logo!): terceira norma e título de Grande Mestre, pois com os 21 pontos de Elo conquistados em San Sebastián ele ultrapassou a barreira dos 2500.
Enhorabuena!