domingo, 18 de abril de 2010

Centenário de Miguel Najdorf

Já foi há uns dias (15 de Abril), mas não é tarde para comemorar o centenário do grande Miguel Najdorf.
http://en.wikipedia.org/wiki/Miguel_Najdorf .

Uma posição da famosa "Imortal Polaca" contra Glucksberg (ou Glinksberg?), em que Najdorf sacrificou as quatro peças ligeiras. Sem espreitar a partida: qual foi a próxima jogada das pretas 13...?

Não há consenso sobre a data da partida, 1928 segundo Kasparov.

Partida em: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1100774,

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
a jogada Nº13... é :
o Bispo vai para a 1ª casa do Cavalo do Rei. Logo esse Cavalo branco apanha o Bispo, porque nem o Rei, nem a Torre o podem fazer, já que levariam um mate na segunda casa da Torre (se o Rei fosse quem comeria o Bispo), ou na segunda casa do Bispo real, caso for a Torre a fazer o mesmo. Depois de o Bispo ser sacrificado, a Dama preta irá a dar xeque na referida casa numero 2 da Torre do Rei, fugindo o monarca para a 3ª casa do Bispo do seu próprio flanco. Até ali chegam os meus cálculos.

Cumprimentos,
Tristão Soares

Rini Luyks disse...

Caro Tristão,

Obrigado pela sua bela descrição das hostilidades nesta "Imortal polaca". Por mim, já pode espreitar a partida e terminar a epopeia no mesmo estilo até ao mate dado pelo Peão da Torre do Rei das negras no vigésimo segundo movimento.
Só uma pequena observação: na frase "Logo esse Cavalo..." penso que o "esse" refere à frase anterior: "o Bispo vai para a 1ª casa do Cavalo do Rei". No entanto o Cavalo em e2 é o Cavalo da Dama (3. Cb1-c3 e 8. Cc3-e2).

Anónimo disse...

Agradecido sou eu que através do site como o vosso, sempre em português(!), posso me deleitar com as boas jogadas que o bom xadrez é capaz de produzir. Não há muito que descobri este sitio, e realmente estou satisfeito com a qualidade dos materiais aqui publicados.
Obrigado, estimado Sr. Rini Luyks.
Continuarei a cá vir.