sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Fontaine" - Marcel Duchamp (1917)


Durante um torneio "Magistral Internacional Marcel Duchamp" não podemos deixar de evocar este famoso "ready-made" do artista, por muitos considerado uma das obras mais controversas na arte do século XX.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Duchamp
Uma interpretação interessante pelo artista plástico português Silvares em: http://www100cabecas.blogspot.com/2007/04/onde-est-fonte.html
http://www100cabecas.blogspot.com/2009/01/fruindo-contemporaneidade-artsitca.html

3 comentários:

Unknown disse...

Isto é arte? ok. A ver se começo a estar mais atento quando for visitar esses templos da cultura que são as casas-de-banho públicas, então.

Rini Luyks disse...

Eu sei, Paulo, é controverso.
Mas há sempre novos horizontes para abrir...
Atenção à posição do urinol!
Acho o primeiro artigo no link para o blogue "100 cabeças" bastante elucidativo... e o desenho no segundo artigo também!

A obra original já não existe, nos anos '60 foram criadas réplicas com autorização de Duchamp. Em 1999 num leilão na Sotheby's uma delas foi adquirida por um homem de negócios grego pelo valor de quase 1 milhão e 700.000 euros.

Em 2006 o performer francês Pierre Pinoncelli ficou famoso aos 77 anos: numa grande exposição sobre o Dadaismo em Paris ele conseguiu em pleno Centre Pompidou dar umas marteladas numa das cópias da obra.
Em tribunal afirmou que não tinha cometido nenhum acto de vandalismo, que "tudo não passou de uma manifestação artística, que terá mesmo agradado aos artistas Dada e que provocaria uma grande risada a Marcel Duchamp!"
Pinoncelli foi condenado a três meses de prisão com pena suspensa, mas parece que os juízes não conseguiram determinar uma indemnização!

disse...

:))))