quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Illya Nyzhnyk domina Groningen Chess Festival









A última vez que estive num torneio de xadrez em Groningen (no Norte da Holanda) foi num dia em Janeiro 1979 e foi para celebrar!
O meu compatriota John van der Wiel conquistou o título de campeão europeu de juniores após um fantástico duelo com o russo Sergey Dolmatov (11 e 10,5 pontos em 13 jogos, respectivamente). Bom resultado obteve lá o representante português José Pereira dos Santos, um honroso 9º lugar (descobri isso num site belga com resultados de torneios antigos, http://www.freewebs.com/schaakhistorie_ea/schaakhistorie.htm ).
Groningen perdeu o torneio do Campeonato Europeu de Juniores em 1987, mas tem mantido a tradição dum festival de xadrez na época de Natal, agora já pela 46ª vez!
Neste ano houve um Open com algumas dezenas de GMIs e MIs, com destaque para dois jovens talentos: o novo campeão holandês Anish Giri (15) e o ucraniano Illya Nyzhnyk (fotos e vídeo) de apenas 13 anos. O caro amigo Aleg saberá dizer se "nyzhnyk" quer dizer "baixinho, baixote" em ucraniano (é parecido com o russo "nizhniy", não?), o rapaz parece mesmo um grande bebé....
Facto é que no tabuleiro este "Bebé Baixote" arrasou tudo e todos: 7,5 em 9, performance de 2741 e segunda norma de GMI (de facto já a terceira, mas parece que houve partidas a mais entre duas normas em Moscovo 2007 e Kyiv 2008).
O GMI Sipke Ernst, um dos seus adversários derrotados, declarou que nunca viu uma coisa assim, a facilidade com que Illya ganhou as suas partidas nesta idade, só comparável com...Magnus Carlsen!
Classificação final e partidas PGN em:

1 comentário:

disse...

Pois é, este Menino vem bem desde abaixo, como nós todos, chegando a alguma cima.
O 2010 é uma delas...:)
Felicidades