sábado, 20 de outubro de 2012

Uma quase "entrevista" com Korchnoi (2011)

Entrevista feita em 2011, antes do começo do Memorial Botvinnik em Suzdal (Rússia)


Aqui apresentamos uma transcrição desta divertida conversa:

Episódio 1  -  <<  O chukcha não é turista. O chukcha é a própria atracção turística... >>
Víktor Korchnoi ( apanhado "in fraganti")
Potemkin (o paparazzo do povo): Víktor L'vóvitch, bom apetite... Já conhece Suzdal'? (a cidade onde se faz a entrevista)
Korchnoi: Não
Potemkin: Aha, então tem muitas coisas para ver. Aqui realmente há lugares muito interessantes.
Korchnoi: Eu (sempre) respondo (como naquela anedota): "O chukcha não é  turista. O chukcha é a própria atracção turística!"
Episódio 2  -  << Desde então ele deixou de jogar...>>
Potemkin: Como correu a sua viagem?
Korchnoi: Foi difícil...
Potemkin: Foi, não foi? Mas se lembra de como nós viajámos juntos para o "Match dos Gigantes"?Acho que aquela viagem foi ainda mais difícil...
Korchnoi (a rir):
Potemkin: Ou foi mais difícil agora?
Korchnoi (ainda a responder a anterior pergunta, em tom azedo): Ele já nem joga quase. Está
 doente (está a falar do Boris Spasski)
Episódio 3  -  << Ele sempre percebeu o xadrez melhor do que eu... >>
Potemkin: Você obviamente jogou com o Botvinnik?
Korchnoi: Sim
Potemkin: Quais foram as suas impressões pessoais?
Korchnoi: Foi (sempre) difícil... Ele sempre me superou (quanto ao nível)... Ganhava-me...
Potemkin: Pois ele era 15 anos mais velho do que você. Mas porquê é que ele o superava, será que ele sabia mais alguma coisa?
Korchnoi: Ele percebia (o xadrez) melhor do que eu. Eu crescia, melhorava aos poucos, mas ele sempre soube mais do que eu...
Episódio 4  -  << Não se me entusiasme, por favor...>>
Potemkin: Mas, se vocês jogassem agora (com o Botvinnik)
Korchnoi: Penso que ele perceberia agora tanto ou melhor do que antes...
(continua a falar, sem olhar para o seu interlocutor)... Não se me entusiasme, por favor, não converta isto numa Entrevista....:)))
Episódio 5  -  << Autógrafos,
 autógrafos e mais autógrafos... >>
Episódio 6
Potemkin: Parece que o Sr.é o único jogador activo... 
Korchnoi: Portisch ainda joga, também
Potemkin: E qual é o Elo dele? Pronto, claro que isso pode-se consultar na lista...
Korchnoi (a fazer um gesto para baixo e a concordar com o entrevistador)
Episódio 7  -  << Actualmente eu jogo para a selecção da Suiça...>>
Potemkin: Víktor L'vóvich, você segue as notícias sobre o nosso Seleccionado? 
Por exemplo, que a Selecção ocupou o segundo lugar nas últimas Olimpíadas, 
foram 4º no Campeonato do Mundo. O que é que poderia dizer sobre isso?
Korchnoi: Actualmente, eu não jogo pelo VOSSO seleccionado, senão que jogo pelo seleccionado da Suiça...
Potemkin: Não é isso. Eu percebo... (lol) Mas, de todas as maneiras, já houve tempos em que tem representado a NOSSA Selecção...:)
Korchnoi: Sabe, eu tento de me desfazer dessas recordações, por elas não sempre terem sido agradáveis...
MAIS INFORMAÇÃO: http://www.chess.co.uk/twic/malcolmpein/korchnoi-wins-the-botvinnik-memorial-in-suzdal1

1 comentário:

Rini Luyks disse...

...ne vsegda priyatno...!?