Blogue não-oficial do Grupo de Xadrez Alekhine. Os assuntos serão vários, o xadrez necessariamente estará presente, sendo que a demais cultura e o humor não poderão também faltar.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Pin-Up Chess Calendar 2012
“What's even better than pictures of beautiful women? Why, pictures of beautiful women studying chess, of course! This calendar will inspire you to get back to your chess studies all year round. Whether you're a guy who plays so much chess that he misses female companionship, or a girl who wonders why she doesn't see more other women studying the game, this calendar is sure to bring joy and encouragement into your home or work place. Each month shows a lovely pin-up model studying a famous chess move, to help you brush up on the history of the Royal Game as the months go by. The calendar will also remind you of upcoming women's chess events and teach you fun facts about some of the great women of the game. We'd ALL love to see more women playing chess, right?
And let's face it, folks: Playing chess is sexy!”
http://www.lulu.com/product/calendar/the-pin-up-chess-calendar/18657155
Mais palavras para quê?
sábado, 24 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
domingo, 11 de dezembro de 2011
"Avestruz Bailarina" no metro Baixa-Chiado
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
2º Torneio João Duarte dos Santos 2011
Num Portugal “em crise”, influenciado pelos “grandes exemplos mundiais”, num Portugal onde a questão cultural, como pode certamente parecer à primeira e à segunda vista, cede perante as necessidades económicas e de foro mais, por assim dizer, “terrenal”, mesmo assim, ainda surgem e, não cabe dúvida nenhuma(!), não deixarão de surgir iniciativas dignas de serem imitadas por todos nós.
Uma delas é o recentemente celebrado 2º Torneio João Duarte dos Santos, uma simpática prova de cariz descontraido e aparentemente amador, mas é só na aparência, pois segue com todo o rigor as normativas da FIDE. O que a FIDE não impõe é o carinho do convívio e a hospitalidade dos anfitriões!
O Anfitrião, que neste feliz caso foi o próprio homenageado Sr. João Duarte dos Santos, um homem afável, de grande coração e humildade, fez com que todos nos sentissemos como em casa, aliás, foi na sua própria casa que fez-se o Torneio!
Quanto ao conteúdo meramente xadrezístico, fiquei agradavelmente surpreendido, pois desde o primeiro jogo senti que a malta local, muito apesar da sua amabilidade e bom trato pessoal, não está lá a brincar, e tenta de estar num nível que obriga à máxima concentração, pois o preço do erro lá pode rapidamente levar a um lógico “zero” em contra:). Pessoalmente fiz uma performance muito acorde com o esforço que lhe aplico ao meu xadrez actual, pelo que deixo cá um precedente que o ranking ELO é um indicador que de maneira nenhuma predestina o resultado dum jogo concreto, pois o xadrez é um jogo objectivo e só ganha quem for o menos subjectivo possível (esta regra fica comprovada pelas tantas honradas excepções, diria Tal ou Bronstein:)).
O resultado final foi, ao meu ver, muito justo e é para dar os parabéns ao rapaz Daniel Bray que demonstrou muita determinação e resistência, produtos de já visível experiência adquirida e que esperemos não fique por ai. Também é de salientar a actuação do Cavadas-filho, quem está a produzir partidas com cada vez maior qualidade, sem ter-lhe medo a ninguém, espero bem que continue a progredir e que o Cavadas-pai tenha a força suficiente de apoiar o rapazinho, quem tem ainda muito mais para dar!
Desde esta margem do Tejo, pois quero agradecer pela calidez e a qualidade da gente do Bormbarral e o fair play de todos os participantes!
E que continue para o ano próximo com convidados cada vez mais fortes para honrar e fomentar o esforço dos xadrezistas locais.
A seguir publico o meu último jogo com Carlos Marques, um jogador que me pareceu muito pacífico na vida real, mas revelou uma excelente disposição para o ataque, que só não foi vitória para ele, por algumas imprecisões que tranquilamente podem-se entender pela falta de prática mais assídua deste talentoso jogador.
Mais informações, com fotos e outros jogos interessantes, podem-se ver no site da Secção de Xadrez da Casa do Povo da Vila de Bombarral que brindou uma cobertura muito interessante e actualizada.
http://cpbombarral.comuv.com/index.htm
Subscrever:
Mensagens (Atom)