segunda-feira, 25 de julho de 2011

1ª Fase Campeonato Nacional 1ª Divisão

Terminou hoje no hotel Golfmar em Vimeiro a primeira fase do Campeonato Nacional por Equipas da 1ª Divisão.
No grupo A o GX Alekhine sofreu duas derrotas (esperadas) contra AX Gaia e Moto Clube do Porto, mas ganhou ontem contra CX Montemor-o-Velho, um grande resultado contra uma equipa considerada mais forte (média Elo: 2279 contra 2182).
Resultado que se revelou importante hoje, quando por um "capricho do destino" (digo eu) o CX Montemor-o-Novo perdeu na classificação final do grupo A contra o Motoclube do Porto no desempate por causa dos resultados no primeiro tabuleiro.
Duplamente importante foi por isso a vitória de MI Fernando Silva ontem contra MF José Garcia-Ortega: valeu não só uma vitória no confronto directo contra CX Montemor-o-Novo, mas significa também que o GX Alekhine começa a segunda fase já com uma vitória importante...contra o mesmo CX Montemor-o-Novo!

No grupo B qualificaram-se para a final A AA Coimbra e Mata de Benfica (após luta renhida com a TAP).

No Grupo C qualificaram-se (como esperado) CPND Albufeira e GD Dias Ferreira, mas Palma e Arredores (boas performances de Margarida Coimbra e Pedro Rego) deu muita luta, nesta equipa faltou claramente um bom 4ª tabuleiro.

Sensação ontem no grupo D: apesar duma diferença de Elo-médio superior a 200 pontos o NX Faro venceu Vale de Cambra, mas afinal ambas as equipas vão disputar a final A (no entanto, a vitória do NX Faro fica já na tabela!)

Amanhã começa a fase B do campeonato, a terminar no próximo domingo dia 31.
Link: http://liga.fpx.pt/

4 comentários:

Rini Luyks disse...

Votos por um final feliz...faltam duas jornadas decisivas...

Anónimo disse...

Isto está difícil, uma derrota algo inesperada na 8ª Ronda...

No entanto, uma combinação de resultados (nem assim tão improváveis quanto isso) na última ronda pode salvar tudo:
- Este é a consequência da força inflacionada deste campeonato, os clubes "menos desenrascados" decidem tudo em 2 ou 3 confrontos com os seus adversários directos!...

Força rapaziada!

António Castanheira

Rini Luyks disse...

Infelizmente não, Dervich...
Teoricamente era possível um empate final entre três equipas com 11 pontos nos últimos lugares, mas o desempate seria desfavorável para GXA (derrotas contras as outras duas equipas GX Porto e Clube dos Galitos).
Só joguei nas últimas três jornadas, por isso outros saberão contar melhor o que se passou exactamente..quando as forças anímicas estão de regresso...

disse...

Foi um campeonato muito bem organizado, comparando com o do ano anterior, mas não estivemos nada à altura do mesmo, sendo lógico o resultado, incluindo as derrotas "inexplicáveis" como reflexo do nosso nível actual.
O implacável Viktor Ul'yanovskyy foi determinante numa conversa que tivemos: "Há que treinar (aprender)!".
Só mais abrangente foi o próprio Amadeu, quando disse: "Os jogadores do GXA precisam é jogar (praticar)".