Ontem o GX Alekhine defendeu no Ateneu Comercial de Lisboa o seu título de campeão distrital semi-rápidas 2010.
Após três rondas mais acessíveis (duas "fratricidas": 3,5-0,5 contra GXA II e 4-0 contra GXA III, mais um 4-0 contra os anfitriões Ateneu CL) começaram os duelos contra os concurrentes.
Na quarta ronda conseguimos uma boa vitória de 3-1 contra os velhos rivais da EDP, mas na ronda seguinte perdemos contra Mata de Benfica pela mesma margem o que significava também praticamente o adeus ao título.
Na última ronda contra AC Luís de Camões parecia que íamos acabar o torneio no meio da tabela: com a equipa a perder por 2-1, Alberto Eggert encontrou-se num final de torres inferior com poucos segundos no relógio. No entanto, o milagre aconteceu: o "camarada lutou, lutou" (como ouvimos cantar na manif lá mesmo ao lado na Avenida) e deu mate com exactamente 1 segundo no relógio!
Assim ainda ficámos em 2º lugar, batendo no desempate EDP e AC Luís de Camões.
Individualmente Fernando Silva (1º tab.) e Rui Marques (4º tab.) fizeram quase o pleno com 4,5 em 5, Renato Vasconcellos e Alberto Eggert cumpriram com resultados na casa dos 60%, numa constituição táctica da equipa, onde eu (fisicamente inferiorizado com problemas de garganta) fui "queimando" o 2º tabuleiro (50%).
Nestas circunstâncias um resultado aceitável, como foi também o 6º lugar do GXA II.